segunda-feira, 5 de outubro de 2009

População padece em fila

No AMAZÔNIA:

Estou tentando regularizar o benefício dos meus filhos, mas ninguém dá uma informação correta', reclamava a vendedora ambulante Antônia Andrea Barbosa enquanto aguardava na fila para o cadastro ao Programa Bolsa Família. Antonia era uma das pessoas concentradas ontem em frente à sede da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), no bairro da Marambaia. 'Fico andando de um lado para o outro e não consigo atendimento, pois já me disseram que o meu caso não é aqui na sede. Se não resolverem nada vou procurar os meus direitos', reclamava a ambulante.
Assim como ela, muitas outras pessoas procuraram a sede do programa ontem atrás de informação. 'Cheguei bem cedo para não enfrentar fila, mas descobri que o meu caso é em outro local. O problema é que não tenho dinheiro para me deslocar a outro pólo de atendimento', lamentou a doméstica Carlena Costa, de 39 anos.
De acordo com a coordenação do Programa, os atendimentos na sede do Bolsa Família são para inscrição, atualização cadastral e agendamento para o recadastramento. 'Os que nos procuram para fazer o recadastramento estão sendo agendados para atendimento no colégio Augusto Meira, em São Brás, pois é lá que está sendo feito o atendimento de recadastramento', explicou Maria das Neves Alves, da coordenação do Bolsa.
Segundo ela, a grande procura pelo atendimento já era esperada pela direção do programa. 'É a velha mania de deixar tudo para a última hora, pois o atendimento termina no dia 2. As pessoas ficam preocupadas em perder o benefício e correm aqui para a sede, mas estamos orientando todos que nos procuram para tirar as dúvidas', afirmou.
Lucicléa Ferreira, de 30 anos, era uma das últimas da longa fila que se formou ontem em frente ao prédio da Funpapa. 'Moro em Icoaraci e tive dificuldade em chegar cedo, mas vou ficar na fila até ser atendida. No meu caso é apenas atualização cadastral, pois estão pedindo o comprovante de matrícula da escola dos meus filhos', comentou Lucicléa. Quem não recadastrar corre o risco de ter o benefício bloqueado no próximo mês e caso não compareça perderá o direito de receber o recurso do programa Bolsa Família.
Para atualizar os dados o beneficiário ou representante do titular deve levar os seguintes documentos: extrato bancário que contenha aviso do MDS para atualizar cadastro, cópias e originais de RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família e certidão de nascimento das crianças beneficiárias. A sede da Funpapa fica na passagem Nossa Senhora das Graças, na esquina com a rodovia Augusto Montenegro, no bairro da Marambaia.

Nenhum comentário: