segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Polêmica sobre percurso menor

No AMAZÔNIA:

Enquanto número de romeiros aumenta ano após ano, o percurso da procissão mirim diminui. Este ano o trajeto encolheu cerca de um quilometro, passando para 2,8 quilômetros. Segundo o diretor-coordenador da Festa de Nazaré, César Neves, a extensão da romaria diminui para garantir mais conforto aos que a acompanham. Para o pároco de Nazaré, padre Raimundo Sílvio Jaques, a mudança significou um retrocesso.
'Quando a romaria das crianças começou, no primeiro ano, o percurso era apenas uma volta ao redor da Basílica. Com o passar do tempo, o número de fiéis foi aumentando e consequentemente o percurso também cresceu. O que se vê este ano, com o novo trajeto, é que a procissão está prestes a se unir e formar um círculo. O início da romaria está chegando na avenida Nazaré ao mesmo tempo que muitas pessoas ainda estão saindo de lá', exagera o padre Sílvio Jaques.
A união de início e fim da romaria não aconteceu este ano, contudo, a julgar pelo número de pessoas que a acompanharam é possível que a previsão do pároco de Nazaré se concretize em pouco tempo. Este ano, a imagem peregrina retornou à Praça Santuário vinte minutos após a chegada do primeiro carro que acompanhava a romaria. E atrás da imagem de Nossa Senhora, uma multidão ainda se aproximava do local.
César Neves, no entanto, possui uma visão bem diferente do pároco. Para o diretor-coordenador da Festa, os benefícios do novo trajeto superam os possíveis obstáculos. 'O objetivo é fazer com que as crianças passem menos tempo expostas ao sol forte. Até agora a avaliação da diretoria é positiva a respeito da mudança e possivelmente este novo trajeto será repetido nos próximos anos', declarou.
O novo trajeto excluiu a avenida Alcindo Cacela. Ao saírem da Praça Santuário, os devotos caminharam pela travessa 14 de março, avenida Governador José Malcher, travessa Doutor Moraes e novamente pela avenida Nazaré até retornarem ao ponto de partida.

Nenhum comentário: