No AMAZÔNIA:
A governadora Ana Júlia esteve ontem na sede do projeto Ação Metrópole reunida com secretários de governo, membros das comissões de fiscalização (Cofis) e imprensa para a prestar contas e informações a respeito do andamento das obras. Ela anunciou que a partir dessa semana as obras de revitalização da avenida Arthur Bernardes serão contínuas, o que deve acelerar a conclusão da obra e cumprir o prazo de entrega estipulado. A governadora confirmou que a rotatória da avenida Júlio César será inaugurada no próximo dia 26, eliminando os semáforos no cruzamento com a avenida Pedro Álvares Cabral.
O projeto prevê obras de infraestrutura de tráfego e de transporte, tendo como objetivo um sistema público integrado, com o objetivo de melhorar o sistema viário de Belém, abrindo vias alternativas para escoar o trânsito do centro para a Região Metropolitana e vice-versa.
Norte - A primeira etapa do projeto, o Corredor Norte, tem previsão de conclusão para maio de 2010 e nele estão a revitalização da avenida Arthur Bernardes, o prolongamento da avenida Independência e a construção do elevado e trevo entre as avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral. Esta parte do projeto já está sendo financiada pelo Banco do Brasil, no valor de R$ 131 milhões. O objetivo é criar dois anéis viários na cidade, o Corredor Norte e o Corredor Sul, dando alternativas para o tráfego quando forem iniciadas as obras dos corredores exclusivos de tráfico de ônibus, do sistema integrado de transportes, na BR-316 e nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro.
Sul - O financiamento para as obras do Corredor Sul, no valor de R$ 189 milhões, está sendo negociado com a Caixa, e inclui o prolongamento da avenida João Paulo II e sua interligação com a BR-316, a duplicação da Perimetral e a construção de uma passagem subterrânea que vai interligar a avenida Doutor Freitas com a Perimetral. O sistema integrado de transporte terá gestão compartilhada entre o Estado e as prefeituras de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.
As obras já iniciadas causam congestionamento e preocupam os motoristas. Taxistas e rodoviários acreditam que o projeto tende a ser uma excelente solução para o escoamento do trânsito da cidade, porém torcem para que a prática corresponda a todas as expectativas do projeto. O taxista da Associação do Aeroporto Paulo Dantas lembra o complexo viário do Entroncamento, que tinha o objetivo de desafogar o trânsito local e hoje não parece ter ajudado em nada, aumentando, inclusive, o perigo no tráfego dos carros vindo das avenidas. 'Se sair como está na planta vai melhorar muito o trânsito. Mas se sair pela metade ou mal feito, como o Entroncamento, não vai adiantar nada. Só esperamos, todos, que não seja obra que dure 10 anos', disse o taxista, que ainda acredita que os assaltos corriqueiros do cruzamento podem diminuir bastante com o fluxo constante, sem a interrupção de semáforos.
Júlio César - As mudanças na avenida Júlio César exigiram ajustes no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, que fica na esquina da avenida com a Pedro Álvares Cabral. A instituição cedeu área para a construção do trevo. Segundo o arquiteto e assistente do comandante em obras e projetos dos Bombeiros, o tenente-coronel Assis, a saída de emergência deverá ser modificada, passando da Júlio César para a Pedro Álvares Cabral. Outros espaços foram também adaptados.
Para a travessia de pedestres será construída uma passarela, que não estava prevista no projeto inicial e foi incluída após reivindicação da comunidade. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, 83 pessoas foram eleitas nas comunidades atingidas pelas obras, para fiscalizar o andamento das obras e defender os interesses das comunidades.
O fluxo constante, sem interrupção do semáforo, pode dar velocidade ao tráfego. A Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel) vai reorganizar os pontos de travessia e de parada de ônibus. Lombadas e faixas de segurança serão colocadas próximo aos pontos de ônibus e oito agentes da Ctbel estarão por perto.
2 comentários:
Por que a governadora não desperta para a necessidade de se fazer uma pétala com um viaduto para acessar o Aeroporto na esquina da Almirante Barroso com Júlio César?
Tomara que alguém de lá copie essa sugestão, para o bem de Belém.
Ah! Vão dizer que já está nos planos do governo.... ou da prefeitura.... AHAHAHAHAHAHAHAHA
Eba! vamos ter inauguração de outras obras que não tenham sido iniciadas no governo Jatene ou de cozinhas e lavanderias do hangar...
Enfim o Governo inicia... antes tarde do que nunca...
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