domingo, 18 de outubro de 2009

Notificações no Círio serão conhecidas semana que vem

No AMAZÔNIA:

Outro ponto de preocupação da Sespa era quanto ao período de festividade da quadra nazarena. A coordenadora da Vigilância à Saúde afirma que ainda não há uma avaliação parcial de notificações ocorridas durante as duas principais procissões da festa de Nazaré, a Transladação e o Círio. O vírus, por conta da aglomeração de pessoas, poderia se espalhar ainda mais. Ana Helfer disse que a previsão é que avaliação do período seja divulgada ainda nesta semana, juntamente com o boletim semanal.
'Ainda não temos uma avaliação parcial, até porque estamos trabalhando com a questão das notificações. Mas para podermos fazer uma avaliação, se houve aumento ou redução, é preciso ter o resultado das amostras coletadas durante o período. Então, só vou poder fazer uma avaliação se realmente subiu ou não na próxima semana. Além disso, temos que atentar para a seguinte situação: tem dez dias de observação no máximo, em que ainda pode ocorrer transmissão. Após os dez dias se a curva não subir, posso dizer que o Círio não trouxe nenhum tipo de risco', explicou.
Com a situação estável ainda com transmissão sustentada no Estado, Ana Helfer destaca que as pessoas com casos de gripe suína façam restrição do convívio social. 'Não é porque Belém é quente, que tem sol, que o vírus não vai circular, ele vai circular. É, sim, muito necessária a compreensão das pessoas que são contatos de casos confirmados ou que tenha na sua avaliação a suspeita de ser um caso de H1N1, que faça a restrição do convívio social', disse.

Nenhum comentário: