terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mototaxistas entregam Carta do Norte ao ministro das Cidades

A Federação de Mototaxistas Profissionais e Motofrete do Estado do Pará (Fedemmopa) entrega no próximo dia 11 de novembro para o ministro das Cidades, Márcio Fortes, um conjunto de propostas sobre normas de conduta no trânsito, capacitação profissional, direitos previdenciários e acesso a financiamentos que deverão ser discutidas e editadas no processo de determinação de direitos e deveres da categoria. O documento denominada a Carta do Norte foi construído durante Encontro Nacional de Mototaxistas (na foto), realizado no dia 17 de outubro, no Auditório do Gold Mar Hotel, em Belém, com a participação de 520 profissionais e envolveu 37 associações. A Carta foi assinada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Amapá, Ceará, São Paulo, Amazonas, Bahia e Pará. Do Estado do Pará estiveram presentes lideranças de aproximadamente 30 municípios.
As profissões de mototaxistas e motofrete foram regulamentadas no mês de julho passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Raimundo Nonato Silva, presidente da Fedmmopa, o Brasil possui aproximadamente 2,5 milhões de trabalhadores cadastrados exercendo atividades sobre as motocicletas e no Estado do Pará possui 73 mil cadastrados em 76 associações.
Contran - Nonato explica que em relação às propostas relacionadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Encontro Nacional referendou que o condutor tenha mais de 21 anos e esteja há dois anos na categoria e com mais dois anos de habilitação. "A proposta de reduzir para 19 anos não foi aprovada. Já em relação aos cursos especializados a serem aprovados pelo Contran, não existe um consenso em relação aos temas para a qualificação da categoria, a quem deve aplicar os conteúdos e ter acesso aos recursos públicos para financiar a qualificação", afirma o dirigente.

Fonte: Assessoria Parlamentar

3 comentários:

Anônimo disse...

A primeira coisa que tem que ocorrer é um aumento do seguro DPVT pago pelo uso da moto em atividade desse tipo. E muito!
Aliás, o seguro também tem que cobrir as despesas hospitalares, sob pena de aumentar o buraco sem fundo da saúde...
Daqui a pouco, vão querer profissionalizar carroça puxada por gente.... coisa típica de país subdesenvolvido igual ao Brasil....
Tem mototaxi na Europa (só se for no leste europeu), Canada ou EUA? Quem souber me responda, por favor.

Anônimo disse...

É impressão minha ou aquele terceiro da esquerda pra direita na primeira fila é o DIDI do Ver-o-Peso? Feirante candidato a vereador nas eleições de 2004.Hoje se não me engano é diretor de feiras e mercados da Secon ou assessor do nosso "lustrado" prefeito.O que ele faz aí?Na primeira fila ? Ooo Dudu !!

Alan Muhamid disse...

Não sei ao certo o que o "colega" anônimo quis dizer sobre não existir a profissão de mototáxi pelo mundo. Sou um estudioso e também motociclista. Pratico mototurismo e sou reporter da Rádio e Jornal Motociclismo do Brasil. Existe sim a profissão em países de primeiro mundo. Vai os links pro meu amigo S. Tomé se deliciar um pouco: Link do video de Mototáxis em Portugal e resto da Europa este link possui um video da RTP. Ele ele acrescenta sobre os mototáxis na França. na próxima pesquise antes de falar algo "anônimo" caso queira mais detalhes ou conhecer um pouco melhor sobre serviço de mototáxi me envie um e-mail direto alan.muhamid@gmail.com ou acesse o site da Federeção de Mototaxistas de sua região. http://www.fedemmopa.com.br