domingo, 4 de outubro de 2009

Missa lembra Edwaldo Martins no dia em que faria 70 anos

No AMAZÔNIA:

O dia de ontem foi dedicado a uma das figuras mais ilustres do jornalismo paraense. Edwaldo Martins foi homenageado com uma missa de ação de graças na Igreja de Santo Alexandre, no dia em que completaria 70 anos se estivesse vivo. Ele foi lembrado por amigos e familiares como uma pessoa que tinha amor por Belém e lutava por melhorias na cidade. Durante a missa, foi entregue aos convidados um livro com depoimentos de pessoas que conheciam o ex-colunista, que terminou sua carreira em O LIBERAL há 6 anos.
A missa foi celebrada pelo padre José Gonçalo. Entre os participantes da cerimônia estavam jornalistas, empresários e familiares do colunista, que nasceu em Bragança. Após se mudar para Belém, ele se tornou um grande defensor da cidade e chegou a ocupar importantes cargos públicos, como diretor do Teatro da Paz.
Segundo Bernardino Santos, colunista de O LIBERAL, Martins modernizou o colunismo social ao torná-lo mais agradável para o leitor. 'Ele conseguiu fazer da sua coluna um jornal, em que levantava problemas da cidade, reclamava com prefeitos e governantes. Ou seja, não era só um espaço para colocar fotos de eventos na cidade, assim como eu também faço hoje', disse.
Bernardino informou que ontem o vereador Fernando Dourado entregou um projeto de lei na Câmara Municipal de Belém instituindo o dia 3 de outubro como uma data em homenagem aos colunistas sociais. E esse, segundo ele, foi um gesto que representou a importância de Edwaldo Martins para a história do jornalismo na capital paraense. A data é comemorada em outros Estados, como São Paulo.
O colunista Ismaelino Pinto, que conviveu durante muito tempo com Edwaldo, diz que lembra do amigo como um grande professor. Isso porque quando trabalhavam juntos no Teatro da Paz se inspirou muito nele para exercer sua função atual. 'Aprendi muita coisa com ele, foi minha vela, me iluminou mesmo. Assim como eu, ele se preocupava muito com a arte e tinha forte influência do cinema', contou.
O livro que foi entregue durante a missa foi editado por Lucas Rendas, filho da colunista Alda Dantas. O tenor Leó Titan e a soprano Patrícia Oliveira se apresentaram durante a cerimônia.

Nenhum comentário: