sábado, 17 de outubro de 2009

IBGE dá início à coleta da PNAD 2009

Na semana passada, o IBGE iniciou a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009. Serão visitados mais de 150 mil domicílios nas 27 unidades da federação do país, para investigar questões relativas a emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, demografia, migração e bens duráveis existentes nos domicílios, entre outros temas.
Além disso, pela primeira vez a pesquisa terá um suplemento sobre vitimização e justiça, que investigará junto aos moradores dos domicílios da amostra se eles sofreram algum tipo de violência e, ainda, se recorreram à polícia ou à Justiça para solucionar conflitos. Todos os resultados serão divulgados em 2010.

A segurança dos domicílios
Também foi incluída uma pergunta sobre os dispositivos de segurança existentes no domicílio, como fechaduras ou barras contra arrombamento, grades, alarme eletrônico, câmera de vídeo, segurança privada, cancela ou muro com mais de dois metros, além de cacos de vidro ou arame farpado, entre outros recursos.
A PNAD 2009 incluirá alguns aperfeiçoamentos. Os entrevistados vão informar se acessaram a Internet nos últimos três meses, seja no próprio domicílio ou fora dele.
Foi incluída na PNAD 2009 uma pergunta sobre o estado civil dos moradores, e os que estudam em escola pública informarão se ela é municipal, estadual ou federal.
A PNAD 2009 terá uma nova edição do Suplemento sobre as Características de Segurança Alimentar, dando continuidade à investigação que foi a campo em 2004.
Pesquisa que substituirá PNAD e PME será testada junto com investigação sobre o uso do tempo
Ao longo do último trimestre do ano, será realizado um teste da PNAD contínua, o novo formato da pesquisa que deverá ser adotado pelo IBGE a partir de 2011. Esse teste acontecerá em seis unidades da federação: Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, sendo que, no Rio, ele se prolongará por mais quatro trimestres.
Será testada, também, a pesquisa de Uso do Tempo, que investigará detalhes da rotina diária dos moradores dos domicílios.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE

Nenhum comentário: