sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Golpe democrático? Não existe.

Do advogado Ismael Moraes, sobre a postagem “Não há argumentos para golpes democráticos”:

O professor Cássio Andrade é contraditório. Não existe golpe democrático - a expressão por ele cunhada não se pretende oxímoro, é clara confusão conceitual. Golpe democrático inexiste, mas em todas as constituições modernas do ocidente há instrumentos de força para impedir violações ao próprio sistema Democrático de Direito e seus princípios.
Exemplo de medida desse jaez (que julgo seria interpretada por ele como "golpe democrático") é o "estado de sítio" (cuja execução comum é por meio das Forças Armadas), que para o referido professor seria não um ato de defesa da própria democracia, mas uma intervenção militar (o que, por óbvio, é errado, pois as instituições militares estariam servindo às instituições civis como mero instrumento de defesa das regras da Constituição).
Perde-se o professor em conceitos e no sentido de instituições próprios de Direito Constitucional. Há medidas utilizadas na democracia (rigorosamente previstas na Constituição) somente implementáveis através da força necessária à detenção daqueles atos atentatórios às instituições democráticas.
Assim, inexiste golpe democrático - e não há que se falar aqui naquele choque de princípios prescrito pelo constitucionalista português Gomes Canotilho. A expressão do professor utiliza idéias que se excluem e não convivem. Há sim medidas de exceção da própria democracia, que podem ser utilizadas pelas instituições competentes, como parece ter ocorrido em Honduras.
O que é triste nessa história é ver o Poder Executivo de nosso país protagonizar mais um mico de política externa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já é madrugada e nada de publicares o golpe, este de mestres, e nos melhores sentidos, apesar do silêncio do blog. Copa do Mundo, Olimpíadas. Brasil entre as 10 potências econômicas do planeta, com expectativa de evoluir para os cinco primeiros até 2016. Vais dar a mão à palmatória ou preferes não publicar o comentário? Depois de tantas moedas - Cruzeiro (Novo), Cruzado (Novo de novo) o velho FMI desaparecido, parecido com o sucesso de quem se livra do agiota. Bate palmas para o progresso e não se esconda. Aproveitemos o que se nos oferece bom governo. Acabe com o preconceito.

Anônimo disse...

O Brasil dá show de bola nesse jogo de política externa, em Honduras ou na Dinamarca. O técnico é campeão e vai ser substituído por qualquer um que indicar para o cargo.

Anônimo disse...

Engraçado esse pessoal do PT, usa do circo para dizer que o governo é bom. Mas esquece que o pão que é mais importante é desviado com o aparelhamento do máquina. Falam em preconceitos e são os mais preconceituosos, pois usam a demagogia e o assistencialismo eleitoreiro para enganar os mais incautos. E ficam cobrando dos outros um posicionamento com a mediocridade desse governo.

Anônimo disse...

Viva o Lula, viva o PT, viva o PMDB....... que não estarão em 2016, e nem quatro anos antes, no Poder para fazerem mal uso dos 13 bilhões que ficarão disponíveis para as olimpiadas...
VIVA!!!!!!