quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Flexa comemora aprovação de projeto que cria a Ufopa

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) – na foto - comemorou a aprovação do projeto de lei da Câmara que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com sede no município de Santarém e campi avançados nas cidades de Itaituba, Juriti, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre, além de postos avançados em outras localidades.
“Hoje é um dia histórico. O Senado Federal pode se orgulhar de fazer parte da transformação da Amazônia brasileira e, em especial, do meu estado do Pará. Hoje [ontem], 6 de outubro de 2009, a Comissão de Educação e Cultura do Senado, tão competentemente presidida pelo senador Flávio Arns, aprovou, em caráter terminativo, a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará”, comemorou.
O projeto (PLC 179/09) foi aprovado nesta terça-feira (6) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde foi relatado por Flexa Ribeiro. Como não foi alterado no Senado, deve seguir direto para sanção presidencial. O senador disse esperar que o presidente da República sancione o projeto até o final deste mês.
O senador ressaltou que a Ufopa será a primeira universidade pública criada com sede no interior da Amazônia, e vai beneficiar um milhão de pessoas em 18 municípios. Para Flexa Ribeiro, a população amazônida acredita que a universidade, localizada no "coração da Amazônia", servirá para a integração da região e para o desenvolvimento de políticas de uso sustentável e preservação dos recursos naturais.
A nova universidade será criada com o desmembramento de unidades das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra). Os trabalhos serão iniciados com 76 docentes e mais de 1.400 estudantes.
Flexa Ribeiro disse ainda que a Ufopa trabalhará com unidades multidisciplinares de pesquisa e ensino, envolvendo ciências sociais e humanas, ciências da natureza e tecnológicas.
Em apartes, os senadores paraenses José Nery (PSOL) e Mário Couto (PSDB) também comemoraram a aprovação da criação da nova universidade.

Para assistir aos discursos em vídeo:
Clique aqui para ver a parte 1.
E aqui para ver a parte 2.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Blog deveria ter comentado o desdobramento do governo em trazer esta universidade pro estado, mais o que espera de um blog tedencioso como esse