sábado, 17 de outubro de 2009

Fiscais farão greve “branca” caso a Sefa não feche acordo

No AMAZÔNIA:

Uma nova audiência, marcada para a próxima quinta-feira (22), pode definir o futuro dos fiscais de tributos da Secretaria da Fazenda. Após cinco meses de negociação, os servidores voltam à mesa para tentar fechar um acordo com o governo estadual, representado pelo secretário da Fazenda, José Raimundo Trindade.
Os trabalhadores destacam que esta será a última tentativa de fechar um acordo em torno da pauta salarial de 2009, e ameaçam paralisar novamente as atividades.
'Conversar é bom, mas já chega. Caso não haja consenso tomaremos uma atitude similar àquela adotada no mês passado, que implicou na paralisação por cinco dias. Só que desta vez a greve será ‘branca’, ou seja, vamos comparecer nos locais de trabalho, mas sem produzir', advertiu ontem o presidente do Sindicato do Fisco Estadual do Pará (Sinditaf), Charles Alcântara.
O encontro da próxima quinta-feira estava agendado para o dia 19. No entanto, o secretário pediu o adiamento, alegando precisar de mais tempo para estudar as propostas que serão apresentadas aos representantes da categoria no dia 22. A diretoria do Sinditaf sinalizou positivamente à postergação do encontro.
'Encaminhamos um ofício, concordando com o adiamento, até porque não nos restava outra alternativa. Não queremos dar margem à secretaria, para sermos chamados de inflexíveis', comenta Charles.
O presidente afirma que a boa vontade de fechar um acordo não é recíproca, e que a assembleia geral com o trabalhadores se manteve para o dia 19. 'O governo prometeu reunir com as equipes técnicas e não o fez. A assembleia do dia 19 tende a aprovar possivelmente uma greve nos dias 28, 29 e 30 de outrubro. O secretário pode derrubar a greve, caso negocie conosco no dia 22', diz.
Na última assembleia, realizada no final do mês passado, pelo menos 220 dos 660 fiscais de tributos estaduais recusaram a proposta do governo. Entre as proposições apresentadas pelo secretário Trindade estava a transferência para 2011 da concessão de mudança no vencimento-base da categoria.

Nenhum comentário: