quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Emoção no adeus a Gouvêa

No AMAZÔNIA:

Dor, emoção e saudade marcaram o sepultamento do repórter cinematográfico Antônio Carlos da Silva Gouvêa Júnior, da TV Liberal, no final da manhã de ontem, em Ananindeua. Familiares e amigos do cinegrafista aproveitaram o momento da despedida para contar como era a convivência com Gouvêa Júnior, morto na última segunda-feira, aos 51 anos, vítima de uma pancreatite aguda.
'Era um cara que conhecia todas as manhas da profissão e não se importava de passar isso adiante. Muitos cinegrafistas que estão no mercado hoje fizeram escola com ele', contou o supervisor de imagem da TV Liberal, Marcos Pinheiro, ele próprio um discípulo de Gouvêa.
O corpo do cinegrafista deixou a capela onde estava sendo velado, em Belém, por volta das 11 horas da manhã. A primeira homenagem foi feita pela velha guarda da escola de samba 'Rancho não Posso me Amofiná', uma de suas grandes paixões. Os carnavalescos levaram a bandeira da escola para cobrir o caixão e seguiram o cortejo tocando um surdo, homenagem prestada a grandes sambistas.
Ao deixar a capela, o cortejo seguiu para a avenida Nazaré, onde fez uma parada diante da sede da TV Liberal. A frente da empresa estava tomada de funcionários, todos querendo se despedir e prestar uma última homenagem ao colega de trabalho. 'Ele era o tipo de pessoa que estava sempre de bom humor, mesmo quando era para repreender alguém ele sabia fazer isso com leveza', comentou o jornalista Gilson Farias, ex-funcionário da emissora.
Profissionalismo e bom humor estavam entre as características marcantes de Gouvêa Júnior e foram lembradas por todos os presentes no velório e sepultamento do cinegrafista. 'Ele conhecia essa profissão como poucos e era um entusiasta daquilo que fazia', afirmou Fernando Nascimento, diretor da TV Liberal. Nascimento lembrou que Gouvêa era um dos mais entusiasmados com a mudança da emissora para TV digital. 'É uma pena que ele não possa acompanhar todo o processo', lamentou.
No cemitério, em Ananindeua, amigos e familiares cantaram e fizeram orações para se despedir do cinegrafista. Casado com a chefe de reportagem da TV Liberal, Leni Sampaio, Gouvêa Junior deixou dois filhos, Aline e Felipe Gouvêa. A menina era uma das mais abaladas, chorou o tempo todo e precisou ser amparada pela mãe e por outros familiares. O sepultamento ocorreu pouco depois do meio-dia.

Nenhum comentário: