sábado, 24 de outubro de 2009

CTBel deve liberar rotatória

No AMAZÔNIA:

Na próxima segunda-feira, 26, a Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) vai liberar a rotatória do cruzamento das avenidas Júlio César com Pedro Álvares Cabral. A medida é provisória, para organizar o trânsito até que se conclua a obra do elevado que está sendo construído na avenida Júlio César. A pedido dos responsáveis do projeto Ação Metropóle, amanhã à tarde o diretor de trânsito da Ctbel, Joaquim de Souza, juntamente com o coordenador de segurança no trânsito, Airton Lins, e mais um engenheiro, farão uma vistoria na obra, na presença da engenheira do projeto Ação Metropóle, responsável pela fiscalização da obra, Luciana Moreira, para que na segunda-feira o trafégo de pedestres e veículos já esteja liberado.
Desde ontem e até domingo oito agentes da Ctbel estarão orientando os pedestres, ciclistas e motoristas sobre as mudanças que ocorreram na avenida Júlia César, em decorrência da liberação da rotatória. Durante os três dias, uma equipe do projeto Ação Metropóle distribuirá um guia de informações à população, indicando as novas paradas de ônibus, lombadas e faixas de pedestres.
Segundo Joaquim Souza, da Ctbel, as obras já estão bem adiantadas. 'Há necessidade de que a sinalização esteja condicionada de acordo com o movimento do trânsito. As obras deverão ser totalmente concluídas durante o fim de semana, para que, na segunda-feira a rotatória já esteja liberada para o tráfego', disse.
Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), que coordena o projeto Ação Metropóle, serão instalados seis pontos de ônibus e quatro faixas de pedestres com lombadas ao longo da rotatória. A primeira parada de ônibus ficará na avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido bairro-centro, próximo às passagens Santos Dumont e Vila Nova, onde foi construída uma faixa de pedestre. Na avenida Júlio César, no sentido de quem vai para o Aeroporto Internacional de Belém, há paradas nos dois lados da rua, próximo à rua Sérgio Mota, onde também haverá faixas de pedestres. Ainda na Júlio César, no sentido de quem vai para a Almirante Barroso, foram instaladas paradas próximas ao Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
O elevado da avenida Júlio César é a obra que corresponde à primeira etapa do projeto Ação Metropóle, do governo estadual. Às outras etapas são a revitalização da rodovia Arthur Bernades e o prolongamento da avenida Independência. A verba do projeto é R$ 131 milhões, financiados pelo Banco do Brasil. A primeira etapa, que é a elevação da Júlio César, tem previsão para ser concluída em maio de 2010.
'A ideia do projeto Ação Metropóle é criar um anel intermediário que interligue vários pontos da cidade, em benefício de quem mora na Região Metropolitana de Belém (RMB)', informou a assessoria do projeto.

Nenhum comentário: