sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Corte feito na surdina

No AMAZÔNIA:

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) demitiu aproximadamente 40 pessoas nos últimos dias. Os cortes foram feitos na surdina. Na órgão ninguém fala sobre o assunto. A assessoria de comunicação da secretaria afirma 'desconhecer as demissões'. Ex-funcionários, no entanto, confirmam o corte na folha de pessoal. 'O corte atingiu vários departamentos. Pessoas da Vigilância Sanitária, do Programa Saúde da Família e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)', declara Maria do Socorro Gomes. Ela trabalhou na regulamentação dos Tratamentos Fora de Domicílio (TFD) até ontem.
'Quando eu cheguei para trabalhar hoje à tarde (ontem) fui informada de que havia sido demitida. Muitas pessoas estavam na mesma situação que eu. Soube que durante a manhã mais funcionários haviam sido desligados. Foi muito triste porque fomos pegos de surpresa e não tivemos nenhuma justificativa para isso', relata Maria do Socorro.
Nos bastidores dessa história, chegou-se a comentar que as demissões teriam sido provocadas por um acordo feito entre a Prefeitura Municipal de Belém e o Ministério Público Federal (MPF). O nome da procuradora da República Ana Karízia chegou a ser mencionado, porém a possibilidade foi descartada pelo MPF, através da assessoria de comunicação do Ministério.
Para o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Estado (Sindsaúde) o motivo das demissões é outro. 'A prefeitura está enxugando o quadro de funcionários para garantir o pagamento do 13º salário aos que restarem', supõe o coordenador de relações de trabalho do sindicato, Carlos Haroldo Costa Júnior.
As demissões não começaram ontem. Carlos Haroldo conta que os cortes estão sendo feitos há quase uma semana. 'Desde o final da semana passada tem gente saindo da Sesma. Ninguém faz barulho porque são os temporários que estão saindo, e nesse caso não cabe recurso nem protesto em lugar nenhum. O próprio contrato expressa que o vínculo pode ser desfeito a qualquer momento', explica o sindicalista.
'Como não há o que ou para quem reclamar sobre as demissões, a sociedade acaba não tomando conhecimento do que está acontecendo. O corte de pessoal significa que o serviço prestado à população que já é capenga vai ficar ainda mais deficiente. Muitos setores foram atingidos e significa dizer que a qualidade do serviço prestado nesses lugares vai piorar', diz Carlos Haroldo.
O sindicalista alerta que 'a partir de agora os problemas vão ‘pipocar’ em todos os lugares. Nada mudou desde que falaram em crise na saúde. Estão tentando encobrir o sol com a peneira. Mas agora não terá mais como esconder o problema', alerta. Os primeiros a se manifestarem, segundo Carlos Haroldo, serão os motoristas da Sesma.
'Houve um desconto de R$ 144 no salário dos motoristas. Cortaram alguns benefícios que já haviam sido assegurados por determinação judicial. O secretário municipal de Saúde, Antônio Vinagre, prometeu que o dinheiro seria reposto na última sexta, mas até agora os motoristas não receberam nada. Por isso na terça-feira eles farão uma assembleia para deliberarem sobre greve', conta o coordenador do Sindisaúde.

2 comentários:

Anônimo disse...

A SESMA, digo "prefeito" vai aprontar através da SESMA. Há mais ou menos 3 semanas em uma reunião foi tratada a d3sativação das unidades básicas de saúde. Estas seriam integradas aos hospitais. Este modelo de atendimento nas antes chamadas unidades mistas de saúde é ultrapassado e funcionou até fins dos anos 80. Naquele tempo ainda que se podia considerar algum resultado pois os hospitais eram do Estado. Mas hoje que são todos particulares? Hospital particular interessado em doencinha de pobre? Como ficaremos? E o assustador é que mais uma vez ele o prefeito faz tudo na surdina e agora apoiado pela SESPA, pois sei que já já consta da agenda da CIB. Ele quer é acabar com a SESMA.

Anônimo disse...

Na Funpapa, da candidatissíma Marian Costa, não é muito diferente. Cortaram o vale refeição e transporte de vários funcionários que estão de licença. Fala-se de forma permanente em demissões dos temporários contratados recentemente. Os Profissionais que fizeram o processo seletivo com contrato de dois (02) anos estão pedindo afastamento nos primeiros meses de contrato pois os salários do Assistente Social, Psicólogo ou Pedagogo e uma vergonha. O salário que sobra na conta não paga o stresse do cotidiano de centenas de atendimentos a que são subnetidos estes profissionais que cuidam dos excluidos da grande Belém. Enquanto isso, a Presidente de fato, senhora Goreth continua dando os desdobros necessários; já a Presidente de fato, ungida pelo Companheiro Prefeito, continua usando apenas o seu precioso gabinete para receber possíveis cabos eleitorais que lhe garanta uma vaga na Assembléia Legislativa.