terça-feira, 20 de outubro de 2009

Consumidor não fiscaliza restaurantes

No AMAZÔNIA:

Alimentos perecíveis longe da geladeira, baratas, ferrugem e gordura em todos os cantos. Esta é a realidade de muitos restaurantes na cidade que é desconhecida pelos consumidores. Os paraenses não têm o costume de visitar a cozinha destes estabelecimentos. Prova disto é que no decorrer deste ano a Vigilância Sanitária Municipal recebeu apenas 150 ligações denunciando irregularidades.
No ano passado, dos 726 pedidos de autorização para funcionamento de restaurantes, 474 resultaram em licenciamentos e outros 174 processos ainda permanecem abertos. Este ano, o número de pedidos aumentou para 739, mas as licenças diminuíram para 349. Nenhum restaurante foi fechado pela Vigilância desde 2006. Segundo a diretora do departamento, Fátima Castro, isto ocorre porque o órgão procura não promover ações repressivas, mas de orientação. É dado um prazo aos que estão em desacordo com as normas para que se ajustem.
Para denunciar, o consumidor pode ligar para 3266-1568 ou dirigir-se à Inspeção Sanitária da Sesma, localizada na travessa FEB, 77, entre as avenidas Almirante Barrosos e 25 de Setembro. Não é necessário se identificar.

2 comentários:

D. Jorda disse...

O que será que acontece nos bastidores para não haver nenhuma interdição até agora???

Tapinhas nas costas!!! somente??? Nada que um bom caldo de garoupa não resolva!

Quirino disse...

Poster, a responsabilidade de fiscalização dos restaurantes não compete a Vigilância Sanitária???

O que fazem então que deixam estes estabelecimentos à mercê da imundícia???

Se o estabelecimente está trabalhando sem alvará, que seja efetuada a autuação, concedido prazo para regularizar, se o problemas persistir, lacrar o estabelecimento, seria muito fácil se não houvesse política e propinas incrustadas neste tipo de operação!