quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Camelôs pedem prazo

No AMAZÔNIA:

A prefeitura de Belém determinou a retirada das barracas de camelôs da travessa Padre Eutíquio no trecho entre a rua dos Mundurucus e a avenida Almirante Tamandaré. Os vendedores que atuam naquele perímetro foram notificados no último dia 14 pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). A retirada voluntária dos equipamentos, como o indicado no documento entregue pelos técnicos da Seurb, antecede uma ação da prefeitura, ainda sem data marcada, que pretende liberar as calçadas da Padre Eutíquio para os pedestres.
Ontem pela manhã, representantes de associações e do sindicato que representa camelôs e ambulantes em Belém estiveram na Câmara Municipal para pedir apoio dos vereadores para uma segunda prorrogação dos prazos de retirada, junto à prefeitura. Quando as notificações foram distribuídas, no dia 14, os camelôs conseguiram a garantia de que não seriam incomodados por oito dias. O novo prazo se esgota amanhã.
'A categoria não se opõe à determinação da Justiça para a retirada das barracas. O que a gente quer é que a prefeitura cumpra o que foi acertado no Termo de Ajustamento de Conduta. Que os camelôs só sejam retirados quando o espaço que eles prometeram para a gente trabalhar seja entregue', diz Rubens Alves, vice-presidente do Sindicato dos Camelôs e Vendedores Ambulantes da Região Metropolitana de Belém. Rubens classifica como 'arbitrária' a iniciativa da prefeitura em ordenar a retirada dos camelôs antes da entrega do Espaço da Palmeira, no bairro da Campina - o primeiro dos três shoppings populares que devem ser construídos no centro de Belém. 'Não tem como um pai de família ficar sem trabalhar. Vai pra onde? Faz o quê? Se fosse um mês ou dois. Mas já são três anos de espera e nenhuma solução', diz Rubens Alves.
O Espaço da Palmeira, camelódromo que alocará 378 vendedores na rua Manoel Barata, ainda não tem data para ser entregue. A assessoria da Secretaria de Urbanismo informou, porém, que a obra iniciada em 2007 está em fase de acabamento, com montagem de barracas e pintura. O secretário municipal de Urbanismo Sérgio Pimentel garantiu, em entrevista no começo do mês, a entrega da obra ainda em outubro. A Seurb informou que não existe um prazo determinado para a retirada dos ambulantes da avenida Padre Eutíquio. A notificação é preventiva.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se a prefeitura conseguir esse intento será uma excelente iniciativa!
É possível, poster, registrar em qual governo se permitiu a instalação desse pessoal nas calçadas ao lado do Shopping?

Anônimo disse...

O Poster parece que tá por fora, deve ter sido do padudinho ou do Edmilson.