terça-feira, 6 de outubro de 2009

Camelôs na mira da Secon

No AMAZÔNIA:

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) começou ontem o ordenamento das ruas incluídas no trajeto das procissões do Círio de Nazaré. O trabalho começou pela avenida Nazaré e até a sexta-feira se estenderá até o Entroncamento. O objetivo é ampliar os espaços livres nas calçadas para quem vai tentar assistir as romarias e impedir que mais áreas sejam ocupadas por camelôs.
A 'Operação Círio' programada pela Secon prevê a atuação dos fiscais em duas situações. Uma é tentativa de ocupação das calçadas da avenida Nazaré para a venda de produtos durante as procissões da Trasladação, no sábado, e do Círio, no domingo. A outra é fazer com que os camelôs regularizados recuem suas barracas nas áreas de procissão.
Segundo a diretora de Vias Públicas da secretaria, Celina Oliveira, já há uma movimentação de camelôs para a instalação de barracas naquela avenida. Por isso, desde ontem e até o domingo, 70 fiscais estarão na área para impedir que isso aconteça.
Ela explica que somente os camelôs que já atuam ali, independentemente do Círio, e estão cadastrados para isso na secretaria poderão continuar na avenida. Os demais poderão ter os produtos recolhidos caso desobedeçam à ordem para sair.
No Entroncamento, especificamente no trecho em frente ao shopping Castanheira, o problema é outro e a atuação dos fiscais se restringirá ao dia de amanhã e quinta-feira. A ordem é fazer com que os camelôs recuem suas barracas ou retirem os produtos, fios e demais equipamentos que estiverem além do permitido.
Celina afirma que serão coibidos os excessos. Com isso, ela espera aumentar o espaço livre nas calçadas e evitar que as pessoas acabem ocupando a pista para assistir a passagem da procissão que será realizada na sexta-feira, da Basílica até Ananindeua.
Outras alterações, de caráter permanente, como a transferência de feirantes, fazem parte dos planos da secretaria, mas não serão feitas antes do Círio, nem há data definida para isso.

Nenhum comentário: