sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bombeiros recomendam mudança na queima de fogos

No AMAZÔNIA:

A tradicional queima de fogos que marca o fim das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve diminuir este ano. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará vai solicitar à Diretoria da Festa que altere os locais onde os fogos são soltos para garantir a segurança dos fiéis no encerramento da quadra nazarena após vistoria feita ontem no local.
De acordo com o coronel Paulo Gerson, comandante geral do Corpo de Bombeiros, as mudanças na queima de fogos se devem, principalmente, aos riscos que a Basílica corre, já que grande parte deles é armada no prédio da igreja. 'Sugerimos que a queima não aconteça na Basílica porque o impacto causado pelos fogos oferece risco para o prédio, o que foi acatado até mesmo pela Arquidiocese', disse o comandante.
Ainda segundo o coronel, os fogos deverão diminuir de calibre. 'As mudanças são para garantir a segurança de milhares de pessoas. Não queremos que a queima de fogos não aconteça, mas que ela não ocorra em cima da Basílica. Mas, o show pirotécnico deve ser realizado na Praça Santuário e próximo ao parque, além de diminuir de calibre', ressalta.
César Neves, diretor-coordenador da Festa de Nazaré, informou que não foi notificado oficialmente pelos bombeiros sobre as mudanças na queima de fogos deste ano. 'Não posso falar nada sobre isso porque ainda não sei o parecer do Corpo de Bombeiros', justificou.
Ele disse que os fogos que fazem parte do encerramento das festividades nazarenas são 'simbólicos' e não oferecem riscos aos fiéis. 'Todos os fogos são simbólicos. Que Nossa Senhora toque o coração do coronel e que ele libere a queima, que deve ser feita normalmente na Basílica e onde sempre aconteceu. Na Praça Santuário não haverá queima, isso posso garantir', observou César Neves, que também disse que a quantidade de fogos não vai diminuir, assim como os calibres. De acordo com o coordenador da Festa, hoje, será mantido um contato com o Corpo de Bombeiros para esclarecer o assunto.

Nenhum comentário: