sábado, 17 de outubro de 2009

Basa suspende paralisação, mas Caixa continua greve

No AMAZÔNIA:

Após 23 dias de paralisação, a greve no Banco da Amazônia chegou ao fim com grandes conquistas para os trabalhadores. A nova proposta, emitida pela diretoria da empresa, foi apresentada em meio à reunião e aceita de forma unânime pelos grevistas mediante assembleia geral, realizada ontem à noite, na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Pará e Amapá (SEEB - PA/AM).
Apesar da proposta não ter sido considerada ideal pela categoria, garantiu que o banco assumisse o compromisso de seguir o reajuste de 6% sobre todas as verbas salariais, previsto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Além disso, os bancários também conseguiram um acordo sobre a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) maior que ano passado; pagamento de um abono de R$ 500,00, distribuído de forma linear para todos os empregados, independente dos cargos; a compensação dos dias em que ficaram parados, entre outros benefícios.
A partir de segunda as agências do Banco da Amazônia voltam a funcionar, diferente da Caixa Econômica, que deu entrada anteontem em um pedido de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O órgão negou o pedido de abusividade da categoria, logo, as 36 agências da Caixa continuam paralisadas por tempo indeterminado.

Um comentário:

Anônimo disse...

A proposta foi aceita porém não com unanimidade foram 52 votos contra 40 votos, o banco usou sua antiga estratégia ,convocou às 13h seus gestores para comparecerem a assembléia sendo que só sentaria na mesa de negociação as 16h com as entidades,sabendo que ontem foi o dia de maior adesão a greve e que ficaria difícil convocar a categoria para uma assembléia às 19h.