quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Assaltante enfrenta PM a bala no Marco

No AMAZÔNIA:

Policiais militares do Batalhão de Choque prenderam um assaltante na manhã de ontem no bairro do Marco, em Belém. O acusado, identificado como Railson Lima Mendes, de 18 anos de idade, roubou um veículo no bairro da Sacramenta e tentou fazer outro assalto na esquina das avenidas Júlio César e Almirante Barroso, munido de um revólver de calibre 38. Houve troca de tiros durante a tentativa de fuga de Railson, que foi capturado pela PM na travessa Doutor Freitas após bater em outro veículo particular. Ele foi conduzido à Seccional Urbana da Sacramenta e autuado em flagrante por roubo e porte ilegal de armas. Segundo o próprio acusado, o caso será anexado a outro processo por roubo pelo qual ele responde na Justiça de São Paulo.
O tenente PM Fábio Valcácio, comandante da guarnição que prendeu Railson, disse que a ação do acusado foi rápida e se iniciou por volta das 9 horas. Armado com um revólver 38 com duas munições, ele assaltou um morador na Praça do Jaú, na avenida Senador Lemos, bairro da Sacramenta, e subtraiu dele um Chevrolet Corsa de cor branca e placas JUA-5728. Railson conduziu o veículo até a esquina da Júlio César com a Almirante Barroso, no Marco, e lá abordou outra vítima, que conduzia um Volkswagen CrossFox de cor cinza.
Um PM que conduzia um veículo particular avistou a ação e acionou uma guarnição do Batalhão de Choque que trafegava pela Almirante Barroso. Eles chegaram no local a tempo de encurralar Railson, que voltou para dentro do Corsa e disparou duas vezes contra a polícia. Como o horário era de tráfego intenso na esquina, houve muito tumulto. A dona do CrossFox fugiu do local, assustada. O assaltante saiu em disparada pela Almirante Barroso e dobrou na travessa Doutor Freitas, rumo à Sacramenta.
Quando ia fazer a curva para a avenida Brigadeiro Protásio, ao lado do Hangar, no entanto, Railson se atrapalhou e colidiu com um veículo que trafegava no mesmo sentido. Foi quando a PM conseguiu cercá-lo e fazê-lo se entregar, sob o olhar atônito dos transeuntes. 'O que nos surpreendeu foi a ousadia dele. Ele fez todos os assaltos sozinho, atirou no meio da rua em horário de pico. Foi uma ação que ofereceu risco a dezenas de pessoas', disse o tenente Fábio.
Depois de preso, Railson foi conduzido à Seccional Urbana da Sacramenta, já que o roubo foi praticado no bairro. A primeira vítima do assaltante já estava no local, prestando depoimento. Já a segunda vítima - que não chegou a ter seus bens subtraídos - foi primeiro à Delegacia do Marco, mas depois foi encaminhada à unidade da Sacramenta.
A Polícia Civil preparou dois indiciamentos para Railson: um por roubo e outro por porte ilegal de arma. O revólver foi enviado para perícia no Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves. O acusado, que reside no Barreiro, disse ter passado uma temporada em São Paulo (SP) recentemente. Ele teria sido autuado por roubo pela Polícia Civil daquele Estado. A informação, no entanto, ainda seria apurada pela PC do Pará para anexá-la ao processo do acusado.

Nenhum comentário: