No AMAZÔNIA:
Não bastasse os transtornos causados pela explosão em um transformador da Estação de Tratamento de Água do Bolonha, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que resolveu fazer reparos no equipamento reserva e acabou deixando cerca de 500 mil pessoas de 17 bairros de Belém e região metropolitana sem água no primeiro final de semana de julho, outros problemas de saneamento continuam.
E mesmo com tanta gente sem água, o desperdício parece ser a coisa mais normal do mundo para a Cosanpa, que faz vista grossa para uma caixa d’água suspensa, localizada em um terreno na rua João Balbi, esquina com a travessa Dom Romualdo de Seixas, que, há 20 dias, apresenta problemas de pressão e jorra água ininterruptamente. Quem passa pelo local e vê a cena se indigna. Principalmente quando o mundo todo se volta para programas de economia de água.
Uma moradora que não quis se identificar disse que está convencida de que toda a água que vem caindo do reservatório é capaz de abastecer várias casas por uma ou duas semanas. 'É muita água. Nunca vi um desperdício tão grande. Tenho certeza que toda essa água dá para abastecer umas três casas por uma ou até duas semanas. Isso até aperta o coração da gente', lamenta a moradora.
A água da caixa suspensa sai por três orifícios que parecem canos. Dentro do reservatório, segundo um dos funcionários da Cosanpa que preferiu não ser identificado, existem três câmaras de armazenamento. Essas câmaras são responsáveis pela distribuição para todo o bairro do Umarizal e outros bairros próximos.
De acordo com as informações do funcionário, a queda d’água já acontece há 20 dias. 'Essa água já está caindo há quase 20 dias. Mas os engenheiros dizem que está tudo normal. É só um problema de pressão. O que sei é que o abastecimento está ocorrendo normalmente', informou o servidor. A queda d’água na caixa suspensa do Umarizal não é só um pinga-pinga.
Moradores lamentam o desperdício e o descaso da Cosanpa. 'Eu vi essa água toda derramando e achei que a caixa d’água estivesse em manutenção. Mas vi que é descaso mesmo. A Cosanpa já devia ter sido privatizada há muito tempo. O serviço que ela oferece é de péssima qualidade. Onde já se viu um desperdício desta proporção. Na última semana, tanta gente desesperada sem água. É brincar demais com o dinheiro do povo', dispara o aposentado Raimundo Monteiro, morador da área.
Para Raimundo, se não fosse a imprensa, a sociedade não saberia tudo o que acontece na cidade. 'A imprensa é a única voz que fala para o povo o que realmente acontece. É muita coisa errada e tudo é abafado', criticou.
4 comentários:
Os atuais dirigentes da COSANPA, só querem saber de fazerem contratos sem licitações para gastar todo esta piscina de dinheiro que existe nesta Companhia. A COSANPA em toda a sua hezistencia nunca teve tanto dinheiro, dinheiro este arranjado pelo PMDB para serem gastos com estes atuais dirigentes incompetentes que hoje estão a gerir esta Empresa. Estes Dirigentes incompetentes são todos apaniguados do Dep. Jader Barbalho.
Pois bem, o mais interessante que nem a AGE, nem MPE e nem o MPF não tenham ainda feito nada contra estes que dirigem somente a gastança? Como não enxergam um grande vazamento? Será que o Oftalmologista Dulciomar Gomes da Costa, não poderia fazer uma consulta para que estes atuais dirigentes enxerguem estas coisas?
Enquanto isto, a falta de agua em grande velocidade varre Belém, Governadora, tá certo que a Senhora esta fazendo muita besteira, mas que tal mandar este pessoal plantar em outras terras? A Senhora teve coragem de tirar a Prof. Edilza da Escola de Governo que é sua comadre, que tal a mesma coisa com este pessoal da COSANPA. A Senhora talvez pense que temos agua, mas a agua da sua casa é fornecida pelo um poço arteziano do nosso Conjunto, não tendo nada a ver com a COSANPA.
Pasei neste instante em frente ao antigo Lauro Sodré, e pela terceira vez tem vazamento dágua. Em menos de 2 meses já foram 3 vezes que consertaram este vazamento que traz transtornos a todos nós, isto mostra a eficiência da Cosanpa.
A Governadora solicitou o cargo de Direção do setor de compras da Cosanpa! Será que agora as coisas vão realmente melhorar?
Postar um comentário