quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ao Juca, com carinho!

Não é verdade que o mundo virtual cria artificialismos entre as pessoas.
Não é verdade.
Não é verdade que o mundo virtual mantém uma aproximação de araque entre gente – ou gentes – de carne e osso.
Não é verdade.
Não é verdade que desconhecidos - gente que nunca se viu, nunca se tocou, nunca se encontrou – não possam tornar-se próximos e transmitir um ao outro o calor da afeição, mesmo que, repita-se, nunca tenham se encontrado.
Não é verdade.
A vontade de viver é maior do que tudo.
E nos transmite força mesmo diante de grandes desafios.
Prova-nos a reação de dezenas, centenas, milhares de pessoas que se assustaram ao tomar conhecimento, aqui no blog, das razões que levaram Juvêncio de Arruda Câmara (na foto, pinçada do Caneta Sem Fronteira), o grande Juca, a suspender por tempo indeterminado as atualizações de seu blog, o Quinta Emenda, um dos mais polêmicos e mais lidos de toda a blogosfera paraense.
Dezenas de mensagens chegaram ao blog.
Todas muito comoventes.
Todas muito verdadeiras.
Todas confiando em que Juvêncio haverá de superar tudo isso.
Foram mensagens escritas com o coração.
Mensagens escritas com lágrimas – mas não as lágrimas da desistência, e sim as lágrimas comovidas de quem vê um amigo precisando de força.
Juca, certamente, receberá notícias de todas essas mensagens que chegaram. Sua família saberá como fazê-las chegar a ele.
E estamos certos de que se sentirá orgulhoso de tudo o que construiu e tem construído.
O blog traz aqui para a ribalta – ribalta, eis um termo que aprendemos com o Juca – algumas mensagens, entre tantas, que traduzem os sentimentos, a torcida, a força, a boa energia e as orações que todos queremos transmitir ao Juca e sua família.
Em telefonemas, em conversas e mensagens, muitos têm igualmente se lembrado de Raimundo José Pinto, que também enfrenta com coragem – e sem jamais desistir – batalhas para se recuperar.
Leiam as mensagens abaixo.
Diretamente, destinam-se ao Juca. Na sua essência, também servem para que torçamos por Raimundo.
Leiam:

Boa noite, Juca querido. Os dias perdem sentido e valor sem eu poder entrar no Quinta e dizer: Bom dia, Juca querido.
De Adelina Braglia, no Twitter, ontem à noite:

Juvêncio, momentos como estes são provações que todos temos que passar, não importa sua crença (nem se a tem); tenha fé que você conseguirá superar esta. Abraços de um admirador que sequer teve a honra de conhecê-lo, mas que aprende muito contigo.
FB

Não o conheço pessoalmente, mas fiquei angustiada. Torço muito e rezo pela recuperação de Juvêncio, ele já está em minhas orações diárias.
Dulcivania Freitas

Deixo meu pensamento positivo e todas as melhores vibrações para o Ju. Tenho plena confiança que ele se vai se recuperar plenamente e voltará com toda a energia ao Quinta Emenda.
Grande abraço, amigo.

Lu.

Pioneiro na blogsfera paraense e uma das leituras diárias indispensáveis para quem quiser realmente se informar sobre a política do estado, meu querido amigo Juvêncio de Arruda, editor do Quinta Emenda, está de cama.
Por meio da sua filha e minha amiga de escola, companheira de aperitivos e lutas, Lívia Morbach, mandei-lhe um beijo e meus votos egoístas de que logo pule essa fogueira para que eu possa voltar a desfrutar de sua parceria boêmia.
Abraço e força Capitão-do-Mato!

Leopoldo Vieira

Ontem [segunda-feira] à noite, o Orly Bezerra me relatava o encontro que teve com o nosso grande Juca. Choramos juntos. O choque é grande. Só podemos nesse momento fazer uma grande corrente de fé e energia para que o nosso mestre possa enfrentar sua mais dura provação com a firmeza digna de seu caráter. Para que tenha o conforto que merece nesse momento difícil. Força, amigo, muita força. Torcemos por você.
João Salame – deputado estadual

Juvêncio , meu caríssimo Juvêncio , de quem só tenho boas e agradáveis recordações . No passado . E de quem, no presente, tenho a excelente companhia do (e no ) Quinta , esse forum comunicacional que se impôs , positivamente, na blogosfera. Juvêncio, amigo, rezo por tua recuperação! Mais que isso - acredito na tua recuperação! Ainda que entenda a gravidade da doença. Amigos tenho que dela - com a mesma gênese que a tua - se livraram. Por que não haveria de acontecer o mesmo contigo?
Claro que acontecerá, e em breve poderás retornar ao teu habitat natural - o Quinta.
Para alegria de todos nós.
Abraço forte, amigo.

Francisco

Olá Juvêncio,
O que te dizer nessa hora? Acredito que a vida é energia pura e, por isso mesmo, deves usá-la com todas as forças que puderes encontrar dentro de ti mesmo.
Não se dê por vencido, até porque esta doença se alimenta também de nossas fraquezas, de nosso desestímulo.
Tudo o que poderia te dizer já foi dito pela maioria de seus amigos e leitores. Reforço apenas o meu desejo de te ver,mais uma vez, vencedor dessa batalha contra o mal.
A Deus cabe todo o nosso futuro e em suas mãos a cura de todos os nossos males, sejam quais forem. Viva você! Viva sua energia, amigo!

Deury Farias

5 comentários:

Unknown disse...

Deury, seu comentário reduz todos is anteriores. Mas todos serão respondidos. Estou com a visão muito prejudicada pela metástase cerebral, bem como as condições de equilíbrio e pernas...Mas tão logo estiver restabelecido voltarei.
Abraços a todos!

PB, mestre PB...

Poster disse...

Grande amigo, que alegria você por aqui.
Todo o carinho,toda a força pra você.
Abs.

Anônimo disse...

Meu vizinho e amigo Juca, qe privilegio tenho eu de ser seu amigo.
Tenho certeza que a amizade não é só aquela que você encontra todos os dias,por telefone,ou vê uma vez ou outra,ser amigo pra mim é sentir por seus amigos o mesmo que você gostaria que ele sentisse. É assim que me sinto,na obrigação de também,como os outros,que as vezes nem o conhece enviar tantas mensagens de coração.Esses sim,são os verdadeiros amigos.
Fique forte como você sempre foi,encare tudo isso de frente sem receios,você é e será um vencedor.
Um FORTE abraço
Cleiton Palmeira

Anônimo disse...

Juvêncio,
Não lhe conheço pessoalmente, mas foi através do Quinta que me tornei mais bem informada e as passadas pelo seu blog e outros que conheci a partir do Quinta, pasaram a fazer parte de minha vida. Tornou-se um hábito.
A notícia de sua situação de saúde me pegou de sobressalto e me deixou muito angustiada.
Desejo a vc e toda sua família muita força... Energias positivas, com certeza, não faltarão diante da imensa quantidade de manifestações de carinho que li só aqui no PB. No mais, é acreditar em Deus, ter FÉ.
Conte com as orações diárias dessa sua anônima leal e frequente pela plena recuperação de sua saúde. E lembre-se: pra Deus, independente da religião, mas pra ELE, nada é impossível.
FORÇA E FÉ JUCA!

LIA

Carlos Barretto  disse...

Bem, meu parceiro.
Vc sabe que pode contar comigo.
Estou aqui, respeitosamente, à sua disposição.

Abs