No AMAZÔNIA:
A baixa demanda de passageiros no Estado fez a TAM reduzir o número de voos disponíveis para Belém. Somente na semana passada, dois voos foram retirados da malha aeroviária da empresa, que é a líder de mercado no setor. A consequência disso será a redução na oferta de tarifas promocionais, o que vai afetar diretamente o bolso do consumidor. O motivo, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), é que Belém já deixou de ser um negócio tão rentável para as empresas de linhas aéreas.
Os voos de Belém para São Paulo (6h30) e Belém, com conexão no Rio de Janeiro, também para São Paulo (17h), já estão de fora. De acordo com Rui Martini, presidente da Abav, as reformas na malha aeroviária das empresas de linhas aéreas são bastante comuns. Horários e substituições são realizadas constamente. No entanto, desta vez, a retirada de alguns voos trouxe preocupação. 'Um dos voos que mudaram foi o de Miami, nos Estados Unidos, que antes vinha de Fortaleza para Belém, Manaus e, por último, chegava ao destino. Hoje, ele só sai de Manaus', informou.
Mas é importante lembrar que os preços da TAM continuam os mesmos. Porém, como a companhia tem cinco faixas de preço - do menor para o maior - os assentos com valor mais em conta vão ser ocupados mais rápido. Isso quer dizer que vão sobrar passagens com preços altos. Um exemplo disso é a viagem para São Paulo, com destino ao aeroporto de Congonhas. As duas tarifas mais baratas, que são a Promo e a Light, já estão esgotadas em todos os horários. Sobram somente as mais caras, que custam R$ 689,50, R$ 1.059,50 e R$ 1.499,50.
Rui Martini explica que a TAM é a empresa com o maior número de aeronaves e está usando praticamente toda a frota no país. Mas, se não é tão rentável para ela manter os aviões aqui em Belém, ela vai retirá-los da cidade. E isso vai afetar muita gente.
Copa - O presidente da Abav ressalta ainda que essa diminuição nos voos, por enquanto, não tem relação com o fato de Belém ter perdido a vaga como sede da Copa de 2014. Segundo ele, isso só vai trazer consequências para cidade quando estivermos mais próximos do evento.
'A infraero vai mexer em todos os aeroportos que foram escolhidos pra Copa, o que já é um prejuízo pra gente. O aeroporto de Manaus, que é muito velho, vai ser totalmente reformado. Mas problema dos voos ainda não existe. O que acontece é que, como Manaus tem a Zona Franca, existe muita carga nas aeronaves que saem de lá. Já em Belém, são poucas as opções de tráfego de carga aérea. Por isso, a capital do Amazonas leva vantagem', disse.
Um comentário:
Li um dias desses que o Aeroporto "Internacional" de Belém só tem um vôo direito para o exterior (Suriname), é verdade?.
Será que ninguém nunca parou para pensar a razão disso ???????
Alguma vez foi feito algum levantamento para saber quantos e quais os turistas chegam a Belém?
Qual a faixa de renda? E olha que um levantamento desses é coisa simples de fazer...
Cidade suja, barulhenta, calçadas quebradas, pessoas que urinam na rua sem a menor parcimônia (ponto para as mulheres que não cometem essa deseducação), comércio informal para todos os lados, taxis velhos e com excessivo número de pontos desnecessários, motos e vans clandestinas a crecer sem qualquer controle, ausência do poder público na educação e saúde decentes, falta de indústrias de transformação, de atrativos (praias, parques, bons cinemas, etc) agravam a situação.
E isso não é de agora, é verdade, mas quem está hoje no Poder não me convença que tem planejamento para mudar a situação. Resultado: está pior que os anteriores.
Portanto, a tendência é piorar o que está ruim. Se nada for feito, não sei não...
A iniciaitiva privada só investe onde vê que pode ganhar (e muito) e prefere mandar dinheiro para o exterior invés de manter seus recursos aplicados na cidade onde ganham dinheiro (e olha que alguns ganham muito).
Não fosse o Hangar e outros pontinhos turísticos....
As pessoas também precisam melhorar a conduta individual
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