terça-feira, 9 de junho de 2009

Que venha o plebiscito!

Da leitora Ândrea, sobre a postagem CCJ aprova plebiscito sobre criação do Estado de Carajás:

Parabenizo a todos os senhores representantes legislativos do nosso povo paraense. A criação do Estado do Carajás, bem como a do Estado do Tapajós, se faz necessária ao povo que tanto vem sendo humilhado e esquecido nessas bandas de cá.
Quem são vocês que moram na capital para saber o que passamos aqui no oeste do Pará, por exemplo?! Já viram o quanto as enchentes desse ano estão desabrigando pessoas? O quanto a Defesa Civil do Estado se omite sobre esses fatos? Somos meros contribuintes tributários para nossos administradores em Belém, somos vistos como cifras de real, e não como paraenses. Desejo que esse pebiscito não só seja realizado, como seja demonstrada, através dele, a insatisfação do povo que quer uma vida melhor com dignidade!

11 comentários:

Anônimo disse...

se quer que sua causa seja bem vista, começa por nao colocar a culpa no cidadão de belem...Aqui ninguem criou sua cidade e nem esta mantendo ela ainda no Pará por vontade propria.
Acredito que a melhor estrategia seja mostrar que Carajas merece existir independente
EU VOTO SIM...conheço o Pará e sei o quanto é esquecida a regiao longinqua da capital
Recomendo menos guerra e mais diplomacia nas suas palavras.

Anônimo disse...

A leitora pensa que o abandono acabará só pelo fato de ser criado outro Estado?
É isso? Grande engano!
A criação de outro ente federativo só agradará aos políticos, na medida em que são criadas novos cargos onde podem continuar mamando nas tetas do erário público.
Se depender de mim esse pessoal não segura em mais uma chave de cofre! Nunca!!!!!!

Poster disse...

Olá,Anônimo.
Recebi sua informação.
Mas que poder essa moçoila tem, hein (rssss)?
Vou checar.
Abs.

Anônimo disse...

E imressionante tanta demagogia...entre moraadores de Belém..os unicos a usufruir do pouco de estrutura que este está dispõe...sempre dizem que no Sul do estado não existem paraenses...oq percebo que somos considerados filhos do Pará de direito, mais de fato somos tratados como invasores de terra...então me pergunto porq tanto medo da divisão..será porq fica nessa região de invasores o Maior rebanho Bovino do Brasil...a maior Jazida Mineral do Mundo???

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma provocação: Se for criado o Estado do Carajás. Quem será o Primeiro Governador.Só sei que a briga é de gente grande e qualificada, mas vamos tentar vejam os possíveis candidatos:
1 - Geovani Queiroz;
2 - Bernadete Ten Caten
3 - Darci Lermen
4 - Asdrubal Bentes
5 - Davi Passos
6 - Maurino Magalhães
7 - Itamar Cardoso
8 - Bel mesquita

Vamos Votar!!!se tiver mais acrescentar

Anônimo disse...

Respondendo as provocações....
Ja pensou um novo estado sem a presença de:::

1-Ana Júlia
2-Jader Barbalho
3-Duciomar Costa
5-Valéria Pires Franco
6-Almir Gabriel
7-Helder Barbalho
8-Paulo Rocha....

Fiquem a vontade....este legado e do Pará.....

Anônimo disse...

Sul do Pará... Recanto de forasteiros que não bebem açaí, tacacá, não torcem pelo Remo nem pelo Paissandú, tomam chimarrão e dançam fandango. Sabem como ninguém transformar floresta em pasto, são responsáveis pelo maior índice de trabalho escravo do Brasil, envergonhando nosso Estado. Usam nossas riquezas minerais, derrubam nossas matas, poluem nossos rios e agora querem fundar um Estado para oficializar o que já é fato. Aprendam com a sabedoria dos caboclos, que dançam carimbó e respeitam a floresta. Vejam como vivem em harmonia os índios, em suas comunidades. Estes sim teriam direito a maior reconhecimento, maiores privilégios. Deletem essa idéia divisionista. Tentem se integrar, criem raízes, respeitem nosso Pará. Sou contra a divisão!

Anônimo disse...

Não à divisão. O Pará é dos paraenses, todos. Divisão é pura e simplesmente com o objetivo político de pessoas que não amam este Estado.

Anônimo disse...

O Pará ja está dividido ha muito tempo...basta ver onde estão s melhores hospitais..os melhore médicos, as melhores faculdades..as melhores escolas...e por vai..este estado so tem um dos maiores PIB do Brasil graças ao Sul do Pará..com seus rebanhos e suas riquezas minerais...Muitos não conhecem o sofrimento do Povo trabalhador daquela região..

Anônimo disse...

Tive oportunidade de viajar pelo Pará e pude constatar as dificuldades e limitações que se vive em terras longinquas da capital. Belem, minha cidade, goz dos maiores privilegios dentro do Estado, pois pouca coisa se faz fora daqui. As obras e melhorias nas politicas públicas, muitas vezes, sao vistas como um favor às demais cidades do Estado.
Nao tenho dúvida que com a criação do novo Estado haverá um butim politico inicial. Paciencia! Acontece com todos os Estados do Brasil em todos os tempos. Politicos aproveitam tudo como oportundade de negocio pessoal. Ainda assim, nao temos o direito de tirar dos sulistas paraenses a oportunidade de gerirem suas vidas politica, economica e social da forma que melhor que aprouver.
Eu voto sim pelo Estado do Carajás. Sei que aquela população poe a culpa nos Belenenses por todas as mazelas, por isso prefiro livrar nossas costas desse peso.
Nao se diga que Belem perde com isso porque com a separação se vai grande parte da economia, pois se isso for verdade, mais ainda eles merecem a separação, pois ninguem merece mais a riqueza da terra e seus usufrutos do que aqueles que nela vivem.

Anônimo disse...

respondendo as provocações 2...
Imagina um PARA sem:
Trabalho escravo;
Eldorado;
Pistolagem;
Ódio separatista;
Povos oriundos de outros Estados colocando a culpa em Belém;

EU VOTO SIM...que venha Carajás e que se vá essa historia toda junta com ele...nao pode nascer um Estado novo e o Pará Herdar a sua historia.