quinta-feira, 4 de junho de 2009

CCJ aprova plebiscito sobre criação do Estado de Carajás

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado apreciou ontem projeto de decreto legislativo (PDL 52/07) estabelecendo a realização de plebiscito sobre a criação do estado do Carajás, a ser constituído a partir do desmembramento do Estado do Pará.
A proposta foi apresentada pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e recebeu parecer pela aprovação, com emendas, do senador Valter Pereira (PMDB-MS), segundo informações da Agência Senado. Vale lembrar que ainda vai a plenário do Senado e depois tramita pela Câmara dos Deputados.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se disse favorável à autorização para que a população paraense seja ouvida sobre essa mudança territorial. “Essa questão é sobre o Estado do Pará, interna do nosso Estado e não pode ser discutida em Brasília. O Pará deve ser ouvido e dar sua opinião. É isso que aprovamos. A consulta pública é uma ferramenta da democracia", disse o senador.

8 comentários:

Anônimo disse...

Que feio, senador.
Quem ama o Pará, sequer pode pensar nessa besteira de divisão.
É como o casal que pensa em se separar, e resolve dar aos filhos o direito de escolher se sim, ou não.
Claro que não, pô !

Anônimo disse...

Aproxima-se o momento da resolução deste problema que afeta todo o Estado do Pará. Descordo do Flexa Ribeiro que diz q este é um problema do Pará e não pode ser discutido em Brasilia. Ele não pode esquecer q o PA é Brasil!! Aliás todo belenense acha q o Pará se resume à belém.

Anônimo disse...

Fico muito feliz em saber dessa notícia e parabenizo os deputados que estão a favor da divisão do estado, e criação do nosso tão sonhado estado do Carajás. Não é possível que as pessoas não enchergam a situação de calamidade que vivemos no Sul do Pará,90% da população nem sequer sabe onde fica nossa capital Belém, devido a distância e estradas em péssimas condições de tráfego, não tem como governador nenhum governar um estado desse tamanho e fazer um bom trabalho.Essa criação vai mudar a realidade tanto do novo estado como do estado do Pará, pois será bem mais fácil governar e quem sabe assim saimos desse triste cenário de violência, abandono, desemprego e tantos outros problemas que conhecemos bem. Vamos nos unir e pedir a Deus que isso aconteça.

Unknown disse...

Parabenizo a todos os Senhores representates legislativos do nosso povo PARAENSE. A criação do Estado do Carajás, bem como a do Estado do Tapajós se fazem necessárias ao povo que tanto vem sendo humilhado e esquecido nessas bandas de cá.
Quem são vocês que moram na capital para saber o que passamos aqui no oeste do Pará, por exemplo?!? Já viram o quanto as enchentes desse ano estão desabrigando pessoas? O quanto a Defesa Civil do Estado se omite a esses fatos ? Somos meros contribuintes tributários para nossos administradores em Belém, somos vistos como cifras de real e não como paraenses. Desejo que esse pebliscito não só seja realizado, como seja demonstrada, através dele, a insatisfação do povo que quer uma vida melhor com dignidade!!!

Anônimo disse...

Primeiro você dai e nos dqui de belem somo vistos como contribuintes tributarios tambem. Sobre ser cidadao paraense, nao parece que isso preocupa a população dai, pois voces mesmo execram o Pará e ate se ofendem se assim forem chamados.
Eu concordo com a criação do seu Estado. Vout votar a favor sim.
Mas por favor nao engane os tapajonicos. Depois que vocês se tornarem independentes, eles ficarão a sos nesse barco.
Abraços e boa sorte em seu futuro Estado.
Ps: A culpa nao é minha, a culpa é nossa...como disseram os engenheiros do avaí..."essa é a pampa pobre que herdei de meu pai"..so posso ajudar voces votando sim. Alias, voto sim porque sei que o governo so olha pra belem

Anônimo disse...

eu sou a favor da criação do estado de Carajas, os políticos que residem em Belem não tem a mínima preocupação com as pessoas que moram a 500 ou 600 km da capital, além disso as estradas são de péssimas qualidade educação então nem se fala. o Pará é um gigante tem extensão territorial de um país, portanto ta na hora de dizermos sim para o nosso tão sinhado estado.

haroldo freitas disse...

É com estranhesa que dois senadores, um do Tacantins e um outro do Mato Grosso tomem a iniciativa de aparesentar um projeto de divisão territorial do Pará.No mínimo tais senadores devem ter interesses escusos em um novo reordenamento do território paraense. Me chama também atenção o fato de nenhum paralamentar poaraense se posicionar de forma séria sobre um assunto que deve mecher com a vida de milhões de pessoas (não sejam omissos e assumam sua posições!).E se é para ser sério sobre esse asunto eu proponho que oa invés de dividir o Pará, crinado mais estados e oreando o bolso dos trabalhadore, que assumamos um bandeira de tornar o Estado do Pará independente do Brasil.Talves assim sejamos respeitados em nossos direitos, e não sejamos abandonados pelo governo central e nos livremos dos interesses daqueles que usam o Pará para os seus interesses particulares.

Anônimo disse...

Sinto-me feliz com a notícia, e parabenizo os deputados e prefeitos etc. que estão a favor da divisão do estado, e criação estado do Carajás.Pois é grande a situação de calamidade que vivemos no Sul e sudeste do Pará,85% da população nem sequer sabe onde fica nossa capital Belém, devido a distância e estradas em péssimas condições de tráfego,nossas crianças das zonas rurais perdem mais tempos nas estradas do que nas aulas,o pior é com a saúde.Essa criação vai mudar a realidade tanto do novo estado como do estado do Pará, pois será bem mais fácil governar e quem sabe assim saimos desse triste cenário de abandono, e tantos outros problemas que conhecemos bem. Vamos nos unir e pedir a Deus que isso aconteça.