quinta-feira, 18 de junho de 2009

Preso o chefão da droga que fugiu do Fórum

No AMAZÔNIA:

Apontado como chefe do tráfico de drogas no Parque Verde e como líder de uma quadrilha com mais de 20 pessoas, Paulo Ricardo Moraes da Silva, de 30 anos, foi preso na madrugada de ontem por uma equipe da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). A prisão dele, em uma casa alugada na Cidade Nova 8, marcou o encerramento da operação 'Cicatriz/Posto César', iniciada em fevereiro passado, após um assalto no município de Bragança. Em quatro meses, a operação da DRCO colocou toda a quadrilha que o traficante que a comandava atrás das grades. Paulo estava na condição de foragido da Justiça desde que foi resgatado por comparsas durante uma audiência no Fórum de Marituba.
Paulo, que por causa de uma cicatriz no rosto ficou conhecido como 'Paulo Cara Cortada', ganhou notoriedade pelo resgate, em setembro de 2008. Ele aguardava para participar de uma audiência quando os policiais que faziam a segurança do Fórum foram rendidos. O traficante e um comparsa, que participava da mesma audiência, deixaram o Fórum caminhando pela porta da frente.
O traficante foi preso ontem junto com a companheira dele, Michele Nazaré Leão Valente, de 22 anos, e outras três pessoas: Edna Tavares Correia, de 45 anos, Jorge Vitor Lima de Araújo, de 22, e Sebastião Rodrigues Vilcão, de 46. Os dois últimos são acusados de cuidar da logística do grupo de Paulo, fazendo entregas e cobranças em nome do traficante. Na casa de Edna, no Parque Verde, a polícia apreendeu balanças de precisão, 1,5 quilo de barrilha e uma pequena quantidade de pasta de cocaína, pronta para ser vendida.
Com Paulo, na Cidade Nova 8, a polícia apreendeu R$ 16.300,00, uma pistola calibre 380 com dois recarregadores municiados e aparelhos celulares. Além de controlar a venda de drogas no Parque Verde e em parte do Icuí e abastecer as bocas de fumo nas duas áreas, 'Paulo Cara Cortada' está envolvido em assaltos e em execuções. Ele é apontado pelas investigações como fornecedor de armas e de suporte para grupos que praticavam assaltos no interior e em Belém.
O delegado João Bosco Rodrigues, diretor da DRCO, afirma que o traficante conseguiu escapar de três investidas da polícia, mudando de endereço e restringindo as saídas durante o dia. O delegado afirma, também, que o traficante monitorava via rádio a chegada da polícia às ruas de acesso aos esconderijos que ele usava e a presença de carros estranhos dentro do Parque Verde.
Quando a operação 'Cicatriz' foi iniciada, em fevereiro, parte da quadrilha foi imediatamente identificada. A polícia investigava o assalto à residência de um empresário no município de Bragança quando o nome de Paulo foi ventilado nas investigações pela primeira vez. Ele teria financiado e fornecido as armas usadas pelo grupo na ação, que terminou com um segurança particular morto. Dois dias depois do crime, oito pessoas foram detidas. Entre elas, José Mauro Ephima de Castro, de 49 anos, dono de um bar no Parque Verde que, de acordo com as investigações, sediou a festa de comemoração de 'Paulo Cara Cortada', semanas depois do resgate que colocou ele e o comparsa Valdecir Monteiro de Almeida na rua. O segundo resgatado do Fórum de Marituba foi recapturado no Maranhão por investigadores do Grupo de Pronto Emprego, da Polícia Civil.
Os cinco presos ontem foram autuados por tráfico, associação ao tráfico e formação de quadrilha. Paulo também será autuado por porte ilegal de arma de fogo. Mais um crime na já extensa ficha do traficante sorridente do Parque Verde.

Nenhum comentário: