terça-feira, 16 de junho de 2009

Obras serão tapa-buracos

No AMAZÔNIA:

Cerca de R$ 12 milhões é o valor que a Secretaria Executiva de Transportes (Setran) tem para gastar com obras de revitalização e recuperação das principais estradas paraenses. De acordo com o titular da pasta, Valdir Ganzer, essa verba só dá para promover obras nos pontos mais críticos das rodovias de acesso a praias e balneários estaduais, como Salinópolis, Ajuruteua, Mosqueiro e aproximadamente 40% da Alça Viária (que liga Belém ao Caripi), Barcarena, Vila dos Cabanos, Praia de Beja, Abaetetuba, Cametá, Baião e Mocajuba.
A 15 dias do início das férias de julho, quando os paraenses invadem as praias, os buracos ainda são visíveis aos motoristas. Ganzer diz que as chuvas atrapalharam as obras, que só devem começar na próxima sexta-feira. 'As grandes chuvas prejudicaram nosso trabalho. Mas até a próxima sexta-feira daremos início às obras de recuperação dos buracos', garante o secretário.
Alça - Segundo o titular da Setran, as obras na Alça Viária tomarão R$ 3 milhões do orçamento disponível para a recuperação de estradas em todo o Estado. Contudo, Ganzer explica que esse valor não resolve o problema da rodovia, que necessita de R$ 35 milhões para ser refeita totalmente. 'Infelizmente não temos recurso disponível para revitalizar e recuperar toda a Alça Viária, que hoje apresenta um grau de precariedade alto. Precisamos de uma equipe de governo que trabalhe de forma permanente nesse projeto, pois não vamos ter como fazer uma obra dessa proporção sem esse dinheiro', esclarece Ganzer.
Com 70 km de extensão, a Alça Viária apresenta cerca de 30 km em estado crítico, que precisam ser totalmente refeitos. Para agilizar as obras, a empreiteira responsável implantou no KM 36 da Alça Viária uma usina de asfalto. Lá, segundo o engenheiro responsável, Waldir Maia, são produzidas 80 toneladas de massa asfáltica por hora.
Salinas - A PA-124, que liga o município de Santa Luzia a Salinópolis, um dos locais mais procurados pelos veranistas no mês de julho, está tomada de buracos. Contudo, afirma o secretário executivo de Transportes, Valdir Ganzer, a recuperação imediata da rodovia, assim como a PA-444, que vai do trevo da entrada de Salinas até a praia do Atalaia, são prioridade para o órgão, que deve gastar o equivalente a R$ 5 milhões com obras de recuperação dos buracos que vão receber 3 mil toneladas de asfalto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que saudade dos governos tucanos. Aquele era um governo de obras e realizações. Infelizmente, hoje, o nosso Estado está um caos.
Queria saber onde esse povo do PT está guardando dinheiro....

Anônimo disse...

Ah, tá. A culpa é da chuva.
E o que fez a Setran no verão passado?
Ficou esperando o inverno, pois não?!
Quanto despreparo; quanta falta do que dizer.

Anônimo disse...

Não seria melhor manter a conservaçao destas estradas sempre?Gastariam menos dinheiro e o povo não sofreria o que estão sofrendo. Neste Governo de uma unica obra quanto pior melhor pois este pior gastará mais dinheiro e ai todos sabem, a grana a ser repartida será maior.

Anônimo disse...

Interessante, a setran gastou quase cinco milhões num ramal vicinal de 18km de terra, que vai para a vila de juaba em cametá, e agora só tem 12 milhões para recuperar a malha rodoviária em asfalto, que leva às prais. Agora não estou ententendo mais nada. Uma vergonha tudo isso.

Anônimo disse...

Dr.Almir aonde está o Sr? Nosso Pará precisa de governador competente e sério como o Sr. governador de grandes obras, de mudanças históricas para o nosso estado!! Agora esse governo "popular" que não faz p. nenhuma!!! Estamos necessitando de pelo menos mais uns 8 anos de governo sério como o tempo do Dr. Almir Gabriel