quinta-feira, 4 de junho de 2009

Grevistas ocupam a Sefa

No AMAZÔNIA:

'Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão...', o refrão da música 'Vou festejar', de Beth Carvalho, foi a canção escolhida pelos servidores em educação pública do Pará, durante ocupação ontem do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), localizado na avenida Gentil Bittencourt, esquina com a José Bonifácio, no bairro de São Brás. A decisão de invadir o prédio foi uma forma de antecipar uma negociação com o Governo do Estado, que já havia concordado em receber a categoria na manhã de hoje.
Com cartazes e apitos, os educadores ocuparam as dependências da Sefa por volta das 10h40. 'Como diz a canção da Beth Carvalho, a Governadora do Estado pagou com traição uma categoria que sempre lhe deu a mão durante as lutas dos trabalhadores', desabafou o professor Antonio Santos, referindo-se a Ana Júlia Carepa, enquanto ocupava o hall de entrada da Sefa. A ocupação surpreendeu funcionários do prédio, que não tiveram outra reação a não ser observar de longe a manifestação. 'Confesso que fiquei com medo dessa ocupação, pois ninguém esperava essa multidão aqui no prédio. Agora, o jeito é esperar o final do protesto', comentou uma funcionária da Sefa que preferiu não se identificar. O atendimento no prédio foi suspenso no dia de ontem, o que irritou os usuários que procuraram por atendimento no local. 'Acho um grande absurdo esse tipo de manifestação, pois a população não tem culpa pelos problemas dos educadores. Não sou contra essa categoria, mas não acho correto prejudicar outras pessoas', reclamou a autônoma Marta de Souza.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), a Sefa foi escolhida para receber os manifestantes por ser o prédio da arrecadação do Estado. 'Aqui é o coração da arrecadação do Pará, pois é daqui que o Governo se mobiliza. Só sairemos do prédio quando o Governo sinalizar com alguma posição concreta', afirmou Conceição Holanda, da coordenação do Sintepp.
Segundo ela, o Governo não tem demonstrado interesse em negociar com a categoria, em greve há 27 dias. 'É muito descaso com os educadores, pois já tentamos conversar inúmeras vezes com o Governo, que não demonstra interesse com a nossa categoria', declarou Conceição, que fez questão de ressaltar que a manifestação era pacífica. 'É um apitaço em forma de protesto, mas a manifestação não é contra os funcionários da Sefa, mas uma atitude para forçar uma negociação', completou.
Homens da Polícia Militar foram acionados, mas se limitaram em acompanhar a manifestação.
De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a reunião com os servidores já estava marcada desde a última terça-feira, quando ficou decidido que a categoria será recebida às 10 horas de hoje no prédio da Seduc. Segundo o Sintepp, cerca de um milhão de alunos estão sem aula em todo o Estado há quase um mês. Só na Região Metropolitana de Belém, 95% das escolas estão paradas. A greve atinge 71 municípios. Os servidores reivindicam reajuste de 30% em cima do salário base, além do plano de carreira e remuneração e melhores condições de trabalho. Eles reivindicam também reajuste salarial no abono do Fundeb e auxílio alimentação de R$ 300.

Nenhum comentário: