domingo, 7 de junho de 2009

Festival chega ao fim

No AMAZÔNIA:

Uma apresentação em clima descontraído da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, com direito até a homenagem à cantora escocesa Susan Boyle, marcou o encerramento do XXII Festival Internacional de Música do Pará no Teatro da Paz, em Belém, à noite de ontem. A performance encerrou uma semana de eventos abertos ao público em diversos espaços da cidade, como o Museu do Estado, o Teatro Waldemar Henrique e a própria Fundação Carlos Gomes. Com um repertório centrado em clássicos da música popular brasileira, inglesa e francesa, o grupo sinfônico formalizou na música o tema 'Liberdade, igualdade e fraternidade', que norteou as apresentações do festival alusivo ao Ano da França no Brasil, comemorado em 2009.
Subindo no mesmo palco em que a 22ª edição do festival se iniciou no último dia 31, os músicos da banda sinfônica estavam em clima de festa. É que, em nove anos de atividade no Estado, eles ainda não haviam sido convidados para fazer o encerramento de um evento musical. Com cerca de nove anos de atividade, a banda já se apresentou em Belém e outros municípios do interior como Castanhal, Marabá, Conceição do Araguaia e Vigia. 'Para nós, é um orgulho só, até porque estamos na luta desde 2000 e inicialmente íamos fazer parte das apresentações de rua. Mas nosso trabalho foi reconhecido e estamos com a responsabilidade de fechar o evento', comemorou o maestro regente da banda, Jacob Cantão.
A apresentação iniciou pontualmente às 20h30, com boa parte dos assentos ocupados. No total, foram 40 minutos executados pelos 60 músicos, todos alunos dos cursos da Fundação Carlos Gomes.
A surpresa veio ao final. Para descontrair, o grupo decidiu executar a canção 'I dreamt a dream', do musical 'Les misérables', de Victor Hugo. A música ganhou notoriedade ao ser interpretada, e muito bem, pela tímida cantora amadora Susan Boyle em um reality show inglês, no mês passado. 'A ideia era fazer um repertório para divertir o público, sem esquecer do compromisso do festival para com a música de outros países. Então por que não homenagear uma cantora que conseguiu mobilizar 60 milhões de acessos a vídeos na internet? Ela merecia', disse Jacob Cantão.

Nenhum comentário: