sábado, 13 de junho de 2009

Festa para Santo Antonio

No AMAZÔNIA:

A Associação de Erveiros e Erveiras do Ver-o-Peso promoveu ontem um festejo alusivo ao dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que é comemorado hoje. Aproveitando a data de ontem, Dia dos Namorados, os erveiros ofereceram o tradicional 'banho de cheiro', ou 'banho do amor' de Santo Antônio, para o público presente. Além disso, o grupo de carimbó da associação, o 'Ver-as-Ervas', que é composto por 30 trabalhadores, fez várias apresentações de danças. Segundo o presidente Emilson Moreira de Sousa, esta é a primeira vez que a associação promove um festejo no tradicional setor de venda de ervas do Ver-o-Peso. 'O nosso objetivo é valorizar a cultura paraense, ressaltando que os vendedores de ervas fazem parte dessa cultura. Nós queremos chamar a atenção do população parense, para que a nossa cultura seja exaltada', disse.
O presidente disse ainda que a Associação dos Erveiros e Erveiras tem o projeto 'Não deixe o setor de ervas morrer, compre no Ver-o-Peso', que visa chamar a atenção do povo paraense e fazer a promoção conjunta dos vendedores. 'Os turistas que vêm de diversos lugares do Brasil ou de outros Estados, na maioria das vezes já ouviram falar da venda de ervas que existe no Ver-o-Peso e logo nos procuram. Já a população paraense, não têm dado muito valor para a nossa cultura, o objetivo da associação é mudar isso', disse a representante dos vendedores de ervas, Leila do Socorro Bandeira.
A carioca Tânia Targino, que está a passeio em Belém, tomou o banho de cheiro que estava sendo oferecido pelos vendedores de ervas. 'Eu estou conhecendo a cultura paraense e sei que esse setor de venda de ervas é tradição aqui no Estado do Pará, então eu tinha curiosidade de conhecer', afirmou.
A representante do dos vendedores de ervas, Leila do Socorro, disse que as ervas usadas para fazer o banho de cheiro, que estava sendo oferecido ao público, são manjericão, chega-te a mim, chora nos meus pés, agarradinho, carrapatinho, busca longe, pétalas de rosas, trevo do mar, que é representativo de Yemanjá, vindicá e as águas de chama e de cheiro.

Nenhum comentário: