sábado, 1 de novembro de 2008

Briga judicial pode deixar trauma em cadela, diz psicólogo

A Justiça do Rio de Janeiro cassou a liminar concedida à professora aposentada, Marlene Cavalcanti, sob a alegação de que sua vizinha, Cristiana Magessi, maltratava a cadela boxer, Shakira, de 6 anos.
A guarda de Shakira voltou para a dona, e o psicólogo de cão, Alexandre Rossi, adverte: a cadela poderá sofrer de “ansiedade de separação”, problema freqüente quando o animal sofre uma mudança de ambiente.
De acordo com o especialista, os cachorros podem reagir mal a mudança e ficar com traumas, como medo de ficar sozinho, chorando e uivando compulsivamente; nos casos mais graves, até comer pedaços do próprio corpo.
O “psicólogo” de cães - Rossi se considera consultor comportamental de animais - afirma que passear ou correr com o cachorro evita o stress e produz serotonina, neuro-transmissor que garante sensação de prazer e bem-estar.
“O ideal seria ter a cooperação das duas famílias, para que o bicho não estranhasse essa troca de ambientes.”, afirma Alexandre Rossi.

Batalha Judicial
A disputa judicial pela guarda do cachorro começou quando Marlene, moradora de um prédio em frente ao de Cristiana, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, resolveu filmar o dia a dia de Shakira, que, segundo ela, vivia sozinha, trancada na varanda do apartamento da vizinha, sem passear e sem receber comida e água.
A Justiça concedeu a posse provisória do animal a Marlene, que pleiteava a guarda definitiva da cadela. A dona original de Shakira, Cristiana Magessi, entrou com uma ação na justiça e conseguiu na quinta-feira (30) reaver a guarda da cadela.
A batalha pela guarda de Shakira ainda não terminou. A advogada de Marlene, Luciana Moisakis, disse que vai recorrer contra a sentença. Alega que não não houve imparcialidade no processo.
O advogado, Roberto Wilson Cardoso, que defende a família Magessi, avalia a sentença como irretocável e disse que a dona original da cadela ficou muito feliz com a volta de Shakira.

Fonte: G1

Nenhum comentário: