quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Babélia aborda juventude e política

“As novas gerações cumprem na história um papel determinante nas mudanças. Foram jovens que fizeram a revolução francesa e a cubana. Eram jovens os promotores da maior revolução cultural que se tem notícia, o maio de 68. Foram jovens os que atiraram as primeiras pedras na vidraça da ditadura militar por democracia e até deram suas vidas por essa causa. A juventude traz consigo novos ideais e, seja na luta que trava no presente ou como geração que assume o poder com o envelhecimento das anteriores, faz o mundo girar, aposentando antigas práticas e sensos comuns”.
Essa aí é a resposta de Leopoldo Juventude em Pauta Vieira à pergunta sobre se é possível mudar a política com jovens determinados a lutar por seus direitos.
Leopoldo foi entrevistado pelo estudante Rodrigo Jonathan Rodrigues, da redação do jornal Babélia, produzido no curso de jornalismo da Unisinos. O estudante vai escrever uma matéria sobre o tema juventude e política.
Para ler a íntegra da entrevista com Leopoldo, clique aqui.
Para acessar o Babéllia, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Resta, sempre, a esperança nos jovens.
Em que pese ver-se que muitos de "nossos" jovens dos 60's, aqueles que (até) atiraram "as primeiras pedras na ditadura", hoje estão no poder.
E que no poder, rasgaram, mancharam e/ou esqueceram todas as páginas daquela história de lutas por ideais, por democracia.
Sofreram uma metamorfose (ambulante?...)e tomaram formas diversas, surgindo sangue-sugas, mensaleiros, doleiros-na-cueca, aloprados, chefes-de-quadrilha, operadores de caixa dois e tantos mais.
Alguns se superam até hoje, passando de lider estudantil a guerrilheiro (que nunca lutou)ministro-treinador do time, comandante-em-chefe dos mensaleiros e hoje lobista com tráfego internacional( grande Zé)!.
Uns mais, outros menos, quase todos atolados na lama dos grandes escândalos "como nunca se víu neste país".
Resta, sempre a esperança da juventude renovada.
Tomara, também, que as novas gerações não pensem que usar um bottom ou uma camiseta do Che seja a solução para o futuro.
Esse filme também já vimos.
E não tem happy-end.

Anônimo disse...

É, anônimo, e esses mesmo promovem a maior onda de crescimento desde a abertura, pondo fim aos anos de recessão.
Esses promovem crescimento do com distribuição de renda.
Esses promovem integração equilibrada na AL
Esses abrem novos mercados para o Brasil, rompendo com o monopólio EUA-UE
Esses pautam a pauta mundial
Por isso são tão populares, por isso o PT é o partido que mais teve votos em 2006 e o segundo mais votado este ano.
Por isso Dilma será eleita em 2010.
Par pavor de tucanos como tu.
Viva Zé, mártir da esquerda nacional...definitivamente a Veja não é minha referência, nem a Globo e nem a FSP. Mas fique com as suas, afinal são agências amarelas como sua alma.]

Abraços e viva o PT!

PS: O que dizer dos 60's Aloisio Nunes Ferreira e José Serra? Hein?
Bandidos e sem mais qualquer causa para lutarem...aliás um negócio típico do PSDB né? Veja só o "democrata" ALmir, o "revolucionário" PC e o "progressista" Jatene.

Ora passe outra hora!

Anônimo disse...

Zé, martir??! mas quando, sumano?
ao primeiro sinal de barulho, ele sempre correu pra Cuba e se escondeu.
Conta outra.
Mas eu entendo, pra vc ainda existe direita, esquerda...
Papai Noel e Fada Sininho também.