sexta-feira, 9 de maio de 2008

Madrasta pode ser levada para outra cidade

Na FOLHA DE S.PAULO:

As presas da penitenciária feminina de Sant'Ana, na zona norte, fizeram um protesto ontem de manhã e tentaram iniciar uma rebelião contra a transferência para o local da estudante Anna Jatobá, 24.
As detentas, que souberam da chegada da madrasta da menina Isabella por meio de agentes penitenciários, bateram canecas contra as grades, aos gritos de "assassina".
O tumulto foi controlado pelos guardas do presídio e as detentas por pouco não conseguiram iniciar uma rebelião. A Folha apurou que, por temer pela segurança de Anna Jatobá, as autoridades policiais e a cúpula da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) estudavam ontem a possibilidade de transferi-la para outra penitenciária, em Tremembé (138 km de SP). Segundo o "Jornal da Globo", a transferência foi feita no final da noite de ontem. A informação não foi confirmada pelo presídio de Sant'Ana ou pelo de Tremembé.
Na manhã de ontem, as presas também escreveram com giz mensagens de protesto em uma das quadras da penitenciária: "Assassina maldita" e "Homenagem a Isabella, presente do dia das mães". Depois, a primeira mensagem foi apagada e substituída pela frase: "Estamos na paz pela vida".
Por segurança, Anna Jatobá tinha passado a madrugada isolada em uma cela do 97º DP (Americanópolis), na zona sul de São Paulo. Ali, dormiu sobre um papelão em uma cela de aproximadamente 18 metros quadrados, leu a Bíblia e tomou café da manhã normalmente.
Anna Jatobá foi levada para o distrito porque os CDPs (Centros de Detenção Provisória) não recebem detentos no período noturno. Ela chegou ao presídio de Sant'Ana às 11h, sob escolta policial.
A previsão de que Anna Jatobá seria hostilizada na penitenciária havia sido feita anteontem pela delegada Renata Pontes, assistente no 9º DP (Carandiru), que investigou a morte de Isabella. Ela afirmou que as detentas haviam dito que iniciariam uma rebelião se a madrasta fosse transferida para lá.
A SAP negou problemas com as presas de Sant'Ana envolvendo a transferência de Anna Jatobá. A secretaria informou que a estudante foi colocada em cela isolada do regime de observação, procedimento adotado em todas as transferências. Por segurança, ela ficará assim por um período de dez dias.

Mais aqui.

Nenhum comentário: