quarta-feira, 16 de abril de 2008

Tensão entre Vale e garimpo marca 12 anos de massacre

Na FOLHA DE S.PAULO:

Na semana em que o massacre de Eldorado do Carajás (PA) completa 12 anos, uma guerra de nervos instalou-se na vizinha Parauapebas, com a Polícia Militar e a gigante mineradora Vale de um lado e um grupo de mil garimpeiros e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) de outro.
O motivo do clima de tensão é a insinuação dos garimpeiros, apoiados pelo MST, de que amanhã, no aniversário da chacina -quando 19 sem-terra foram mortos em confronto com a PM-, podem bloquear a estrada de ferro usada para escoar todos os dias toneladas de minério da Vale.
Os garimpeiros querem que a empresa, privatizada dez anos atrás, devolva a eles parte de sua área. Já o MST, que no final do ano passado bloqueou duas vezes esse mesmo trecho da ferrovia, tem criticado os passivos ambientais da empresa.
Acostumados com poucos policiais no sudeste do Pará, os moradores da região têm contado nesses dias com um reforço de 500 policiais militares e cem policiais civis, todos eles no aguardo das movimentações de sem-terra e garimpeiros na ferrovia usada pela Vale.

Mais aqui.

Nenhum comentário: