terça-feira, 8 de abril de 2008

Conselho da TV Brasil vai apurar "controle"

Na FOLHA DE S.PAULO:

O Conselho Curador da TV Brasil decidiu montar uma comissão corregedora para analisar as denúncias feitas pelo jornalista Luiz Lobo, que era âncora e editor-chefe do jornal "Repórter Brasil".
Após ser demitido na última sexta-feira, o jornalista acusou o Palácio do Planalto de interferir no jornalismo da TV pública federal, lançada em dezembro pelo governo Lula com a promessa de que não seria uma emissora chapa-branca.
Ontem, o presidente do Conselho Curador, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, enviou e-mail para todos os membros do órgão. Provavelmente, serão três corregedores, um deles relator. "Vamos ouvir todas as pessoas, o jornalista e os outros, com amplo contraditório", afirmou Belluzzo.
A Diretora de jornalismo da TV Brasil, Helena Chagas, disse que irá enviar as explicações sobre a demissão ao conselho. "Vamos enviar um relatório para mostrar as razões profissionais [da demissão], a começar pela inadequação dele para a função de editor-chefe e pelo fato de ele não querer trabalhar durante o dia, só a partir das 16h", afirmou Chagas.
Ao todo, 15 conselheiros representam a sociedade civil. "O fato por si só já deve funcionar como um alerta para uma possível confusão entre interesses do governo e interesses públicos", disse o advogado Luiz Edson Fachin, professor da Universidade Federal do Paraná.

Mais aqui.

Nenhum comentário: