sexta-feira, 4 de abril de 2008

Marília Brasil Xavier é reitora pro tempore da Uepa

A professora Marília Brasil Xavier já foi empossada, na manhã desta sexta-feira, como reitora pro tempore da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O ato foi publicado no Diário Oficial de hoje. A vice-reitora é a professora Elvira Maria Ferreira Soares, pró-reitora de Gradução. Elas é que vão comandar a instituição, até que desate o nó do processo eleitoral para reitor, paralisado desde janeiro passado por decisão judicial.

A nomeação significa que a governadora Ana Júlia Carepa desconheceu, sem qualquer solenidade, a decisão do próprio Conselho Universitário (Consun), que na última quarta-feira indicou dois professores para dirigir a Uepa provisoriamente.

Marília Brasil Xavier é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1985), especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e em infectologia pela Sociedade Brasileira de infectologia. É mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (2000) e doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2006).

Atualmente, é professora Adjunto II da Universidade do Estado do Pará e professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará. Tem experiência de assistência e pesquisa na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: hanseníase, HIV, leishmanioses, patologias tropicais, doenças tropicais.

Elvira Soares possui graduação em Pedagogia (1990) e Especialização em Avaliação e Currículo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1993). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na abordagem de temas como trabalho informal e currículo.

4 comentários:

AS FALAS DA PÓLIS disse...

A falta de solenidade, consideração e respeito à Autonomia Universitária, mancha a história de quem tomou a medida noticiada.

Poster disse...

Grande Diógenes,
Este é o momento de reerguer a Uepa. O pessoal de lá tem que aproveitar esse momento. Com bom senso e racionalidade, isso será possível, com certeza.
Abs.

Anônimo disse...

Olá Paulo,
Gosto de passar aqui, você sempre com sua serenidade. Fico impressionado com pessoas que insistem em querer polemizar, afinal quantos já foram lá no telegráfo querer ajudar qualquer um que sente lá. Ficam aqui de fora que nem urubu, só esperando a carne apodrecer para escarnearem. Se a situação chegou a este ponto é porque ninguém lutou para que fosse diferente, só se via briga.
Agora esta situação temporária é irreversível, vão continuar a escarnear ou vão oferecer ajuda? A Profa. Dra. que está lá sempre foi avessa a grandes aparições, tem um trabalho maravilhoso com os hansenianos deste estado e com pacientes com AIDS, é uma médica consagrada, sempre ganhou muito dinheiro no consultório, tem uma história de luta pelas causas coletivas desde estudante (fomos contemporãneos do básico) e uma produção acadêmica inquestionável. Se não atrapalharem, a situação se resolve rapidinho.

Poster disse...

Anônimo das 20:03,
É por isso que torcem todos os que prezam a Uepa: que tudo se resolva sem maiores paixões, sem maiores gravames, sem maiores atropelos que só fazem manchar o nome da instituição e de professores postos sob suspeição.
Vou postar seu comentário neste domingo, na ribalta.
Abs.