quarta-feira, 2 de abril de 2008

Brasileiros querem Lula mais tempo no poder, diz Alencar

Na FOLHA DE S.PAULO:

O vice-presidente da República, José Alencar (PRB-MG), sugeriu ontem um terceiro mandato para Luiz Inácio Lula da Silva ao dizer que os brasileiros desejam que o presidente "fique mais tempo no poder".
Em entrevista à rádio Bandeirantes, Alencar falava sobre o governo quando, de forma espontânea, sem ser questionado sobre o assunto pelo apresentador, afirmou: "O Lula tem feito muito, mas ainda falta muito por fazer. Eu digo para você, eu sou democrata. Nós não aceitamos outra coisa que não seja democracia. O Lula deseja fazer o seu sucessor. Mas eu digo para você que, se perguntarem aos brasileiros, o que os brasileiros desejam é que o Lula fique mais tempo no poder".
O vice-presidente interpretou o motivo pelo qual os brasileiros teriam esse desejo. "Por quê? Porque está bem o Lula, vai bem o Lula, porque raramente nós encontramos um cidadão como ele para dirigir as coisas do Brasil, ainda que seja um homem simples. Ainda há um certo preconceito", disse.
"Como falava o [o ex-governador Leonel] Brizola: "Será que o Lula deseja mesmo ser presidente da República? Por que nós, dizia o Brizola, fomos criados nos palácios, estamos habituados a andar nos tapetes dos palácios, mas o Lula?" Pois o Lula é esse que está aí. Qual foi o presidente que realizou esse trabalho? Estou falando do mercado internacional e aqui dentro também, no campo social e econômico."
Segundo a Folha apurou, Lula foi surpreendido pela entrevista. O presidente tem rejeitado pública e reservadamente essa possibilidade. Já pediu a aliados que não insistam no assunto. Na avaliação de um dos integrantes da cúpula do governo, falar em "re-reeleição" só aumenta o número de problemas com a oposição numa hora em que o governo tenta sair da enrascada do dossiê sobre gastos sigilosos da era FHC.
O debate em torno do terceiro mandato foi lançado em 2007 e defendido por aliados, como o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), amigo de Lula. O tema gerou controvérsias e ataques da oposição. Na ocasião, o Planalto apressou-se a negar qualquer articulação.

Mais aqui.

Um comentário:

Poster disse...

Anônimo das 16:55,
O blog recusou sem comentário por envolver grave acusação a uma autoridade - sem qualquer demonstração do menor indício de veracidade.
Abs.