Já está em andamento, no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), a votação da lista tríplice para o desembargo, para preencher a vaga aberta com o falecimento do desembargador Geraldo Lima, no ano passado.
Os desembargadores entenderam que devem seguir o Regimento Interno, que prevê votação fechada, ao contrário da Resolução nº 06, do CNJ, que determina votação aberta e fundamentada.
A votação secreta já começou. Quem conduz o processo de votação é vice-presidente do TJE, desembargador Rômulo Nunes.
ATUALIZAÇÃO ÀS 10H25:
Terminou a votação. Votaram 25 desembargadores. Vai começar a apuração dos votos.
ATUALIZAÇÃO ÀS 10H31:
Haroldo Guilherme da Silva é o mais votado até agora.
ATUALIZAÇÃO ÀS 10H35:
Terminou a votação:
Haroldo Guilherme - 19 votos
Edilson Dantas - 14 votos
Leonan Gondim Cruz Júnior - 12 votos
Paulo Klautau Filho - 10 votos
Ana Maria Barata - 9 votos
Paulo Weyl - 8 votos
Brancos - 3
ATUALIZAÇÃO ÀS 10H43:
Desembargadores discutem se os votados precisam alcançar a maioria simples ou absoluta do número de desembargadores para entrar na lista. O desembargador Milton Nobre diz que no STJ é preciso a maioria absoluta.
ATUALIZAÇÃO ÀS 10H49:
Os desembargadores chegaram a um consenso. É preciso que os votados atinjam metade mais um do Pleno, ou seja, dos 30 desembargadores. Assim, apenas Haroldo Guilherme já está certo na lista. Será feita nova votação para decidir sobre os outros dois integrantes da lista.
ATUALIZAÇÃO ÀS 11H20:
Ninguém alcançou a maioria absoluta. Começa uma nova votação, a terceira, para escolher os outros dois integrantes da lista.
ATUALIZAÇÃO ÀS 11H37:
Terminou a terceira votação para escolher os outros dois integrantes da lista tríplice. Edilson Dantas, com 16 votos, entrou na lista. É o segundo. O outro já escolhido é Haroldo Guilherme. Será feita mais uma votação, a quarta, para a escolha do terceiro integrante.
ATUALIZAÇÃO ÀS 11H50:
Leonam Cruz, Ana Maria Barata, Paulo Weyl e Paulo Klautau não alcançaram o número de votos correspondentes à maioria absoluta do Pleno. Mais uma votação. A quinta.
ATUALIZAÇÃO ÀS 12H15:
De novo, ninguém alcançou a maioria absoluta. A escolha do terceiro nome está em aberto. Os desembargadores fizeram uma pausa na sessão. Voltarão daqui a pouco.
ATUALIZAÇÃO ÀS 12H57:
Sexta votação. E nada. Ainda não temos o terceiro nome da lista tríplice. Vão os desembargadores para a sétima votação.
ATUALIZAÇÃO ÀS 13H11:
A sétima votação terminou. Ainda não habemus o terceiro da lista. Vamos para o oitavo escrutínio. Pelo visto, os desembargadores terão que encomendar o almoço e o jantar para almoçarem e jantarem no TJE mesmo.
ATUALIZAÇÃO ÀS 13H43:
Acabou o nono escrutínio. Sem definição. Os desembargadores, claro, estão com fome. Inclusive com fome de escolher o terceiro nome. Mas ainda não foi possível escolher.
ATUALIZAÇÃO ÀS 13H59:
Acabou o décimo escrutínio. E nada. Parece que o almoço e o jantar vão a caminho do TJE.
ATUALIZAÇÃO ÀS 14H17:
Enfim, habemus a lista tríplice. Teminou o 11º escrutínio. Leonam Cruz é o terceiro nome. Alcançou 16 votos, maioria absoluta do pleno.
A lista, portanto, é esta: Haroldo Guilherme da Silva - 19 votos; Edilson Dantas - 16 votos: Leonam Cruz - 16 votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário