sexta-feira, 28 de março de 2008

Tropas da Amazônia vão garantir a paz no Haiti

O Comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército prepara tropas sediadas no Estado do Pará para cumprirem missões de garantia da paz no Haiti. Em Belém, está sendo preparado o pelotão de Polícia do Exército que parte para o Haiti em 19 de maio. A missão desses militares será a garantia da lei e da ordem no país caribenho.
Os treinamentos são intensos e seguem normas internacionais de engajamento para situações em que os países membros da ONU precisam agir em zonas de conflitos, buscando manter a paz e a segurança das populações locais contra grupos beligerantes.
Os militares da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército, sob o comando do general-de-divisão Jeannot Jansen da Silva Filho, recebem treinamento na 5ª Companhia de Guardas, na Avenida Pedro Álvares Cabral nº 1.104. Nesta sexta-feira e amanhã, sábado, os militares passarão por adestramento que inclui ações de tiro.
Situado nas Grandes Antilhas no Mar do Caribe, tendo como capital Porto Príncipe, o Haiti tem como idiomas falados são o francês e crioulo. Foi o primeiro país de maioria negra a conquistar a libertação dos escravos, em 1794, e a independência, em 1804. Entretanto, é o mais pobre da América Central.
Desde os anos de 1990, o Haiti tem passado por um período de grande conturbação política, que gerou diversos conflitos que eclodiram em 2004. Como a situação no Haiti degenerou de tal ordem e passou a se constituir uma ameaça para a paz internacional e a segurança na região, o Conselho de Segurança da ONU estabeleceu a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), desde junho de 2004.
O comando do componente militar da está a cargo do Exército Brasileiro e reúne um contingente militar de 6.700 homens, oriundos da Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.

Com informações da Seção de Comunicação Social do Comando da 8ª Região Militar.

Nenhum comentário: