segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Reitor da UnB recebe diária, mas não viaja

Na FOLHA DE S.PAULO:

O reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, recebeu no dia 31 de janeiro diária de R$ 3.953,06 para ir a um congresso sobre educação superior em Cuba ao qual ele não foi. Segundo a assessoria da UnB, o dinheiro foi devolvido -mas somente duas semanas depois, na última quinta-feira, mesmo dia em que a instituição foi questionada pela Folha sobre a despesa.
A diária havia sido repassada pela FUB (Fundação da Universidade de Brasília), mantenedora da UnB. No dia 7 de fevereiro, ele recebeu mais uma diária relativa à viagem não realizada a Cuba (R$ 550,63), paga pela secretaria de Educação Superior do MEC -igualmente devolvida só na última quinta-feira, de acordo com a assessoria da UnB.
Os pagamentos estão listados no Siafi (sistema de acompanhamento de gastos federais). A assessoria de orçamento da liderança do DEM fez um levantamento no sistema a pedido da Folha. A reportagem pediu à UnB cópia do comprovante de restituição do dinheiro, mas a universidade afirmou que se trata de um "documento de controle interno".
A assessoria da UnB não soube dizer se as devoluções foram feitas antes ou depois do contato da reportagem, nem por que 14 dias após o primeiro pagamento ou cinco dias depois da data marcada para ida. Também não informou quando o reitor soube que não viajaria.
Segundo o órgão, a restituição ocorreu dentro do prazo legal. O decreto nº 5.992, de 2006, diz que "serão restituídas pelo servidor, em cinco dias contados da data do retorno à sede originária de serviço, as diárias recebidas em excesso", e que o prazo vale para a restituição de diárias pagas por viagem não feita. As diárias do reitor eram válidas para o período entre 9 de fevereiro e hoje.


Mais aqui.

Nenhum comentário: