segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PF ouvirá ex-funcionários em caso de roubo na Petrobras

Em O ESTADO DE S.PAULO:

A Polícia Federal pretende colher nesta semana depoimentos de funcionários da Petrobras, da Halliburton (empresa contratada pela estatal e dona dos notebooks roubados com dados sigilosos da companhia brasileira) e da Transmagno, responsável pelo transporte do contêiner em terra. Segundo o Estado apurou, também há possibilidade de a PF convocar técnicos da Petrobrás que atuam na área de exploração na sede da empresa e até mesmo ex-funcionários que tenham deixado a estatal nos últimos meses.
Uma fonte ligada à companhia lembrou que ao menos 40 técnicos da área de exploração saíram da Petrobrás nos últimos quatro meses, atraídos pela concorrência em outras companhias petrolíferas nacionais e estrangeiras. “Eles conheciam os procedimentos de transporte e detalhes da segurança.”
A Petrobrás mantém sigilo sobre o assunto e não informou nem sequer se houve mudanças em seu procedimento de segurança de dados após o roubo. Fonte ligada à cúpula da PF no Rio afirmou que as investigações devem seguir a linha que acredita em espionagem industrial. Segundo essa fonte, está praticamente descartada a hipótese de ter havido um roubo comum de equipamentos que, por coincidência, teriam dados importantes da empresa.
O que se sabe a respeito do roubo, por enquanto, é muito pouco. O contêiner em questão era usado pela Halliburton como uma espécie de escritório flutuante para a avaliação dos dados técnicos retirados da área de Júpiter, na Bacia de Santos, onde a Petrobrás informou ter encontrado gás natural abaixo da camada pré-sal.


Mais aqui.

Nenhum comentário: