sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Oposição protocola pedido para criar CPI dos Cartões

Na FOLHA DE S.PAULO:

Após a presidência do Congresso rejeitar seu primeiro pedido de criação da CPI dos Cartões, a oposição reuniu ontem, em menos de quatro horas, 28 assinaturas de senadores e protocolou novo requerimento.
O primeiro havia sido apresentado no início da tarde. Horas depois, o presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), apontou um erro nas folhas com as assinaturas dos senadores e determinou que elas fossem coletadas novamente. Nas assinaturas de deputados, não houve problemas.
Segundo Garibaldi, foi utilizada a palavra "apoiamento" em vez de "requerimento" em todas as páginas em que constam as assinaturas dos senadores, o que não é permitido pelo regimento do Senado.
Num primeiro momento, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do pedido de CPI, achou que Garibaldi havia tomado a decisão para beneficiar o governo. "É bem provável que o governo tenha conversado com o Garibaldi para inviabilizar ou retardar a CPI", disse.
Mais tarde, Sampaio voltou atrás, afirmando que interpretou de forma errada a atitude do presidente do Congresso. A oposição reconheceu o erro, e passou a colher novas assinaturas. "Todos partidos ajudaram", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).
Pela manhã, PMDB e PT se articularam para garantir o comando da comissão. O senador Neuto de Conto (PMDB) aceitou o convite para presidir a investigação, e o PT indicou o antigo líder do partido na Câmara Luiz Sérgio para a relatoria.
Apesar da contrariedade da oposição e da esperança de PSDB e DEM em ainda obter um posto de comando, os dois negaram que a CPI será "chapa-branca". "Vou trabalhar para separar os bons e maus. Teve gente que usou bem o cartão, mas teve gente que cometeu irregularidade. Vamos investigar", disse Neuto.
Luiz Sérgio fez questão de lembrar que investigará também o uso dos cartões no governo Fernando Henrique Cardoso. Ainda segundo ele, os trabalhos não se limitarão ao Executivo. "Precisamos saber se o Poder Judiciário tem cartão ou não, assim como as estatais."
O pedido de CPI mista (com deputados e senadores) foi protocolado com 34 assinaturas de senadores e 189 de deputados.


Mais aqui.

Nenhum comentário: