segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O caos no trânsito. E se Belém fosse uma das sedes da Copa?

Olhem só como são as coisas.
Precisamente no dia 1º de junho de 2009, o Espaço Aberto fez uma postagem intitulada Melhor mesmo é Belém sem a Copa.
Tratava-se de comentário de leitor que se identificava como Marco Maia sobre a exclusão da capital paraense do Mundial deste ano.
Olhem só o que dizia o leitor:

Chegou a hora de Belém cair na real!
Parar de choramingar pelo reconhecimento de um Brasil que pouco conhece e se importa com a cidade.
Parar de cuidar mal de sua própria gente e crianças.
Parar de "viajar", deixar de ser terra de um povo que transita entre a ingenuidade e a crueldade.
Chegou a hora de Belém e seu Estado esquecerem um pouco o resto do Brasil e humanizar-se mais, cuidar da natureza, deixar de querer ser carioca.
Talvez esta notícia da Copa seja uma ótima notícia para os paraenses.
Sim! Com a Copa Belém enlouqueceria, sem a Copa, Belém poderá cuidar melhor de sua qualidade de vida, de sua gente.
Há males que vão para Belém.
Tá na hora de Belém amadurecer!

Pois é.
Agora, em jogo rápido, saltem de 1º de junho de 2009 para 22 de novembro de 2014, o último sábado.
Vocês viram com os próprios olhos, não é?
No último sábado, o caos se estabeleceu nas vias que levam ao Mangueirão, onde se realizou o jogo Paysandu x Macaé, que terminou em 3 a 3 e garantiu a conquista do título da Série C ao time fluminense.
O caos foi tão caos, o caos foi de tal forma caótico que a partida, programada para começar às 16h, só foi iniciar-se às 16h30, porque até o ônibus que conduzia o elenco do Macaé, vejam só, teve dificuldades para chegar ao Mangueirão. E não chegaria a tempo mesmo, se o início da partida não fosse retardado.
E aí? O que a exclusão de Belém da Copa, cinco anos atrás, tem a ver com o caos do último sábado?
É que o nó, o labirinto, as distorções estruturais que transformaram o trânsito o trânsito de Belém num caos diário dificilmente, fora de brincadeira, seriam solucionadas em apenas quatro anos, se considerarmos a hipótese de que a cidade viesse a ser a escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo deste ano.
Houve torcedores - muitos - que só não voltaram do meio do caminho, quando se dirigiam ao Mangueirão, porque simplesmente seria impossível fazê-lo, a não ser que abandonassem seus carros no meio do caminho e saíssem a pé, literalmente a pé, rumo às suas casas.
O caos no trânsito em Belém, vamos resumir, assumiu proporções tais que  não se vislumbram soluções para os próximos 20 ou 30 anos, se continuarmos nas improvisações, que custam caro e nada resolvem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Culpa das autoridades incompetentes.
Para o blog ter uma ideia, moro na 14 de março. Todos os dias há engarrafamento, porque a Bernal do Couto e Oliveira Belo têm o tempo do sinal vermelho estendido no horário do retorno para casa, ou seja, a partir de 17h até 20h. É só mandar todos os dias um técnico para alterar o tempo do sinal vermelho (PARA MENOR!) nesse horário. Se bem que o ideal seria fazer isso de uma central de comando, eletrônicamente.

Anônimo disse...

PB, as cidades da copa decretaram feriado durante a semana (acho que houve lei para isso). Fim de semana, não sei dizer como fizeram. Sobre o ônibuso do Macapé, o técnico denunciou que fez o pedido de batedores e o clube não foi atendido. Isto foi até motivo de incentivo na preleção do técnico carioca.