quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Medo silencia todo mundo contra a criminalidade

A polícia de Belém e região metropolitana tem encontrado enormes, para não dizer insuperáveis dificuldades para apurar crimes.
Se a tendência crescente vinha sendo a de moradores de áreas mais violentas falarem pouco, agora a coisa já se transformou em silêncio total, quase absoluto.
A mudez, ao contrário do que muitos pensam, não ocorre apenas quando os homicídios são decorrentes de acertos de contas de envolvidos com o tráfico.
A maioria das testemunhas - quando testemunhas há, é claro - tem silenciado em crimes sem qualquer relação com o comércio de drogas.
Numa terra como Belém, onde a violência se amplia e não poupa ninguém, escusar-se de colaborar com a polícia é a forma mais confortável e segura de não sofrer retaliações da bandidagem.

5 comentários:

ATÉ QUANDO? POR QUÊ? disse...

Estamos nos acostumando a conviver com escândalos envolvendo o roubo de dinheiro publico. Escândalo do Petrolão é uma das pontas do iceberg. Talvez, porque são crimes cometidos e carimbados pela palavra "CORRUPÇÃO", que ao passar dos tempos foi associada à palavra malfeito e jogou para escanteio o verdadeiro significado da palavra CRIME. "Afinal", desvios de dinheiro, ouro e outras riquezas naturais são "normais" e corriqueiras desde a chegada de Cabral. Chegamos ao ponto de Sociedade acomodada e omissa. Por que já não sabemos mais aquilatar a exata dimensão e malefícios decorrentes desses crimes?

"Mas... quando lemos, ouvimos e assistimos na mídia - e, mais aterrador ainda, vemos com nossos próprios olhos o sangue da violência, cadáveres estendidos no chão, explosões de caixas eletrônicos, acidentes gravíssimos causados por álcool e drogas, só então sentimos medo e percebemos que nós e nossos familiares poderemos ser as próximas vítimas. Daí, entramos em desespero e somos tomados por sentimentos de indignação e, finalmente, nem queremos mais extravasar nossa indignação em Manifestações, pois já mentalizamos que manifestar ou nada fazer é a mesma coisa. Se chegamos a esse ponto, melhor que olharmos para o espelho e refletir, é pegar o nosso smartphone e registrar um "selfie", enquanto dizemos em alto e desesperado tom: POR QUÊ?

1) Dificilmente se alastram além da região da tragédia (recorde-se a matança recém ocorrida em Belém, que praticamente já caiu no esquecimento e o Brasil, na época, pouco tomou conhecimento...). São dissipadas em poucos dias, ou mesmo em questão de horas. Resultam efeitos rapidamente neutralizados.

2) Enfim, a nossa indignação é digerida e expressada em frases, do tipo, "Fizemos a nossa parte.. . A vida segue, agora compete às autoridades...". Não percebemos que certos políticos e "autoridades" são cúmplices de criminosos?

3) As "autoridades" voltam ao gozo de invejáveis prerrogativas, proventos, benefícios adicionais, mordomias - sejam "legais" ou "por fora". Continuam dormindo o "sono seguro e tranquilo", tão natural àqueles que conhecem na palma da mão a natureza previsível do povo adestrado para levar vida de gado, tal qual descrito nos versos do poeta e cantor.

4) Para a FELICIDADE, CERTEZA DE IMPUNIDADE E QUE O "NEGÓCIO" CONTINUARÁ RENDENDO LUCROS E VANTAGENS, os criminosos e seus cúmplices riem e debocham de nós, meros cidadãos tomados e tornados pelo MEDO, em silenciosos cidadãos conformados, acuados e inofensivos.

5) ATÉ QUANDO?

Anônimo disse...

A cultura e a certeza da impunidade. Aliás poster, algo mais perigoso pode estar ocorrendo: ausência de BOs pela população.

Anônimo disse...

Na verdade a população não confia no sistema de segurança pública.

Anônimo disse...

Escusar-se de colaborar com a polícia é a forma mais confortável e estúpida de contribuir para que haja impunidade, e que os crimes não sejam apurados e solucionados.

Ou seja, o silêncio não é um aliado. É um vilão.

No mais, se você não quer aparecer, use o 181. O Disk denuncia. Você pode não acreditar, mas é uma ferramenta importante e levada a sério.

Anônimo disse...

O 181 é um excelente instrumento, mas ele não serve para uma instrução de inquérito em relação à prova presencial ou para realizar um boletim de ocorrência, já que ambos necessitam da identificação. O disk denúncia só serve para denúncia anônima, o que não é o caso do post.