quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Juiz mantém preso quem não quis confessar, acusa advogado

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da operação “lava jato”, que apura um esquema de propinas na Petrobras, determinou, na noite desta terça-feira (18/11), que as prisões temporárias de cinco executivos ligados às empreiteiras Camargo Correa, OAS e UTC sejam transformadas em detenções preventivas. A medida também vale para Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras. Para o advogado que defende a UTC Construtora, Alberto Zacharias Toron, esta é uma forma de “extorsão de confissões e delações”.
“Quem colaborou foi solto. Quem não colaborou teve a prisão preventiva decretada”, acusa Toron (foto). O advogado conta que não há qualquer mudança no cenário desde que os executivos foram presos para que se determinasse a prisão preventiva.
Outros dois advogados que trabalham no caso afirmam que a decisão de Moro não analisa nenhum argumento necessário para a decretação da prisão preventiva.
O artigo 312 do Código de Processo Penal aponta os requisitos que podem fundamentar a prisão preventiva: garantia da ordem pública e da ordem econômica (impedir que o réu continue praticando crimes); conveniência da instrução criminal (evitar que o réu atrapalhe o andamento do processo, ameaçando testemunhas ou destruindo provas); assegurar a aplicação da lei penal (impossibilitar a fuga do réu, garantindo que a pena imposta pela sentença seja cumprida).
No entanto, ao justificar, na decisão desta sexta-feira, a conversão da prisão temporária de alguns dos executivos envolvidos no caso em prisão cautelar, Moro (foto) diz que são “suficientes provas de autoria e de materialidade” do crime . É o caso de Dalton dos Santos Avancini e João Ricardo Auler, do grupo Camargo Correa; José Aldemário Pinheiro Filho e Mateus Coutinho de Sá Oliveira, Grupo OAS; e Ricardo Ribeiro Pessoa, do Grupo UTC/Constran.
O juiz federal determinou a soltura de 11 executivos: Ildefonso Colares Filho, Othon Zanóide de Moraes Filho e Valdir Lima Carreiro (ligados à Queiroz Galvão e UTC); Alexandre Portela Barbosa (OAS); Valdir Lima Carrero, (IESA Óleo e Gás); Carlos Eduardo Strauch Albero, diretor da Engevix; Newton Prado Junior, diretor da Engevix; Ednaldo Alves da Silva ( UTC); Otto Garrido Sparenberg (IESA Óleo e Gás); Walmir Pinheiro Santana (UTC Participações); e Carlos Alberto da Costa Silva (OAS).
Também será libertado o agente policial Jayme Alves de Oliveira Filho, que prestava serviços ao doleiro Alberto Youssef. Eles, no entanto, estão proibidos de deixar o país e deverão entregar seus passaportes. Segundo o juiz, a atuação dos investigados precisa ser aprofundada, mas a prisão cautelar não se justifica.

3 comentários:

REPÚBLICA DA HIPOCRISIA É ASSIM: Todo mundo sempre soube que sem propina não se consegue vender ou preswtar serviços aos Governos... ATÉ QUANDO? SERÁ QUE DESTA VEZ CONSERTAREMOS O BRASIL? disse...

“Não se faz obra pública sem acerto”, disse advogado Mário de Oliveira Filho, que defende o Fernando Baiano. “O empresário, se porventura faz alguma composição ilícita com político para pagar alguma coisa, se ele não fizer isso não tem obra. Pode pegar qualquer empreiteirinha e prefeitura do interior do país. Se não fizer acerto, não coloca um paralelepípedo no chão”, disse o advogado, em Curitiba, onde seu cliente está preso. “Os depoimentos mostraram que eles [empresários] não têm como fugir disso [pagamento de propina]. A coisa mais difícil é o vínculo negativo. Duvido que o empresário entre no esquema se não estiver com a corda no pescoço.”

ELES NÃO QUEREM O FIM DA IMPUNIDADE, QUANDO SUGEREM UM ACORDO DE LENIÊNCIA? disse...

* LENIENCIA * (LENIÊNCIA)

Liberdade, liberdade! Abra as asas da República também
Em favor de empreiteiros, banqueiros e doleiros!
Nossos inimigos querem punições a todos os envolvidos,
Indistintamente. Não, isso não pode! Seria o nosso fim.
E o nossos projetos pessoais e "ideológicos"?
Nada sobrarão. Será o nosso aterrorizante fim. Pensem bem...
Como ficarão nossos familiares e descendentes?
Injustiçados pelas Sentenças que nossos inimigos emplacarão?
Acordo de Leniência, meus companheiros! Antes que seja tarde!

Anônimo disse...

"Eles" pretendem que a gente "se acostume" com o novo padrão da república-bolivariana-cumpanhera, onde todos os ladravazes são inocentes MESMO QUE SE PROVE O CONTRÁRIO.
Contanto que a "ponta" das campanhas seja mantida.