quinta-feira, 27 de novembro de 2014

UFPA toma posse da capela Pombo

A Universidade Federal do Pará agora é proprietária da capela Pombo, prédio histórico projetado pelo arquiteto italiano Antônio Landi e construída no século XVIII no centro do Comércio. 
As chaves da capela Pombo foram entregues durante reunião realizada no início da semana ao reitor da UFPA Carlos Maneschy, junto com um DVD com recortes de jornais a respeito da história do imóvel. O proprietário José Augusto Pombo, que decidiu colocar o imóvel à venda por não ter como mantê-lo, participou do encontro. O pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, professor Flávio Nassar, acompanhou as atividades.
A capela, projetada por Landi, foi construída em meados do século XVIII na travessa Campos Sales. Agora trata-se de uma propriedade da Universidade. A aquisição custou em torno de R$ 300 mil, verba, em parte, adquirida por meio de uma plataforma virtual de financiamento colaborativo, o crowdfunding, criado por iniciativa do professor Flávio Nassar, por meio do projeto Fórum Landi, do qual é coordenador.
O Fórum Landi completa onze anos em 2014 e, desde a sua fundação, já realizou inúmeras ações de promoção à valorização do patrimônio cultural. Surgiu como uma resposta da Universidade e da sociedade a um período de descaso das questões do patrimônio, transformando-se em um espaço de discussão por meio de suas realizações.
Restauro - A propriedade da Capela Pombo, por parte da UFPA, permite que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) possa realizar obras de restauração no imóvel. Atualmente, a capela encontra-se em estado de deterioração, com o limo tomando conta da superfície, e a fachada descascada.
De acordo com o professor Flávio Nassar, está agendada para 11 de janeiro uma solenidade que marcará a aquisição da capela Pombo pela UFPA. A festa deverá contar com apresentações de Marujada, de Bragança.

Nenhum comentário: