sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nada ficará impune, garante Jatene

O governador Simão Jatene assegurou que a polícia trabalha em ritmo acelerado para esclarecer as execuções, identificar os culpados e disponibilizá-los à Justiça. Ao lado da cúpula do sistema de Segurança Pública no Estado, em entrevista coletiva, ele repudiou o episódio que resultou no assassinato do cabo da Rotam, Antônio Marco da Silva Figueiredo, e outras dez pessoas entre a noite da última terça, 4, e a madrugada de quarta, 5, nos bairros do Tapanã, Sideral, Marco, Terra Firme, Jurunas e Guamá.
“Toda a sociedade tem a expectativa do esclarecimento. E a nossa polícia dará uma resposta para isso. Quero dizer que essa é a orientação geral: a apuração dos crimes até a exaustão, dentro dos limites legais, com a consequente responsabilização dos denunciados. E essa orientação não é de hoje. O fato é que isso tem sido mais do que uma orientação, tem sido uma prática. Nos últimos anos tivemos exemplos de que nossa polícia está equipada institucionalmente para dar respostas, eu comprovo isso”, observou.
Durante a entrevista, ele citou casos violentos ocorridos recentemente no Estado e encerrados com a condenação judicial dos responsáveis, a exemplo da sentença condenatória imputada ao ex-policial militar Rosivan Moraes Almeida, condenado a 120 anos de prisão, no mês passado, no Fórum Criminal de Belém, pelo assassinato de seis adolescentes em 2011, no distrito de Icoaraci.   
Simão Jatene disse que tem convicção de que a polícia esclarecerá, identificará os culpados e vai disponibilizá-los à Justiça, inclusive, como forma de evitar que a impunidade contribua para a reprodução do crime. O Ministério Público do Estado, a convite do Governo Estadual, está atuando ao lado do Sistema de Segurança Pública, como mais um componente a contribuir para a elucidação dos crimes. 
Por mais eficiente, rápida e precisa que seja a identificação e punição dos autores dos crimes, observou o governador, nada será capaz de apagar a dor e a mágoa dos familiares dos mortos. Ele ainda garantiu que o Governo Estadual está fazendo o possível para minimizar o sofrimento dos familiares das vítimas.
Quanto a resultados práticos, afirmou que “a polícia trabalha com algumas variáveis e que ainda não pode falar para não prejudicar o andamento das investigações”. Ele não confirmou nem descartou a participação de policiais militares nos crimes.
Jatene agradeceu o tratamento dado ‘’pela grande maioria da imprensa’’ à série de execuções. “Acho que quase a totalidade dos veículos tratou essa questão com a responsabilidade que deve pautar um tema de interesse público’’, afirmou. 
Ele disse que percebeu que houve uma preocupação dos veículos de comunicação de não deixar que boatos se multiplicassem, a fim de evitar a desinformação ou a informação equivocada, o que só contribui para acentuar o drama. Sobre os exageros cometidos nas redes sociais, através de opiniões pessoais, tudo está sendo investigado.  
“Os fatos por si só já são dramáticos o suficiente, não precisam de exageros”, declarou. O governador não quis comentar o vídeo gravado e veiculado nas redes sociais, pelo deputado federal eleito Eder Mauro, que promete acabar com os bandidos da cidade. “Não tenho nada a dizer sobre isso”, afirmou o governador.

Nenhum comentário: