sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Servidores vão discutir a segurança pública no Pará

A Segurança pública no Estado, vista pelos servidores públicos estaduais e a forma equivocada como o governo a tem conduzido, será o tema da reunião, que ocorrerá no próximo, 17 de outubro, às 16h, na sede do Sintepp.
Promovida pela Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), a reunião terá a participação do Sindicato dos Delegados da Policia Civil do Pará (Sindelp-PA), do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará (Sepub-PA) e de um representante da OAB-PA.
Participam também da reunião, dezenas de candidatos ao cargo de Delegado, do Concurso Público C-149, promovido pela Polícia Civil do Estado, que, apesar de possuírem liminares favoráveis às suas nomeações, concedidas por juízes de Primeiro Grau do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), foram ignorados pelo governo. Os candidatos fazem parte de um grupo que juntamente com a Asconpa, intentará Ação Civil Pública, com o objetivo de anular o concurso C-149, em decorrência de inúmeras irregularidades já comprovadas e denunciadas.
Será impetrada também uma ação civil para apurar os atos de improbidade praticada por autoridades envolvidas na concessão de privilégios para alguns candidatos, dentre eles, parentes de autoridades do governo, em detrimento de outros, desobedecendo a ordem de convocação.
Outra questão a ser tratada na reunião será sobre as demissões de agentes penitenciários da Susipe, feitas pelo governador Simão Jatene, sem a devida apuração dos verdadeiros responsáveis pelas falhas de segurança na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, onde uma adolescente foi barbaramente violentada por presidiários do sistema penitenciário estadual. Segundo o Sepub, o governo não responsabilizou a todos os envolvidos, poupando o secretário de Segurança do Estado, mas exonerando trabalhadores.
Também serão apresentados detalhes da ação cvil movida pelo Sindelp, que tenta impedir abertura de novo Concurso Público para a Segurança Pública do Estado, sem que, antes, sejam oferecidos melhores condições de trabalho e remuneração aos policiais.
Participarão da reunião, o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, o ouvidor geral da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PA, Dr. Oswaldo Coelho, o presidente do Sindicato dos Delegados da Policia Civil do Pará, delegado João Nascimento Moraes e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará, Carlos Esdras de Almeida.

Fonte: Associação dos Concursados do Pará

2 comentários:

Anônimo disse...

Trata-se de avaliação oportuna e em boa hora. Espero que a Asconpa e as demais entidades envolvidas nesse projeto tenham êxito.
O crescimento nos indices de violência em nosso estado, coincide com o aumento da criminalidade em todo o país. Isso não significa que as autoridades não devem se mover.
E, como todos já vimos, para se resolver esse grave problema, não adianta comprar ou alugar veiculos novos ou trocar de fardas dos policiais.
Tem que remunerá-los melhor e capacitá-los. Além de realizar novos concursos públicos para seleção de mais servidores para a area e SegurançaPública.
Parábens às entidades envolvidas.
Ass. Coronel PM reformado

Cel Pantoja Jr disse...

Caro Paulo
Infelizmente nessa reunião, não estão elencados os participantes da PM e BM. Vão fazer falta, pois, suas contribuições seriam de grande valor.
Acho que a democracia nos quarteis não permitirá a presença!