terça-feira, 25 de outubro de 2011

Interventores serão conhecidos apenas depois do acórdão

Ainda não foi ontem que foram escolhidos os nomes dos cinco interventores que deverão dirigir os destinos da OAB do Pará pelos próximos seis meses, período em que deve durar a intervenção decreta no domingo à noite pelo Conselho Federal, em decorrência de irregularidades detectadas na venda de um imóvel no município de Altamira.
Os nomes dos cinco interventores deverão ser definidos apenas após a publicação do acórdão, ou seja, a publicação do teor da decisão proferida pelo Conselho Federal da OAB. A expectativa é de que a isso ocorra até a próxima sexta-feira.
Advogados que o Espaço Aberto consultou acreditam que dificilmente virão advogados de outros Estados para tomar da OAB do Pará, durante o período de intervenção. É mais provável que os interventores - ou diretores provisórios, como preferem alguns advogados que o blog ouviu - sejam pinçados dentre os conselheiros estaduais.
Mas há um porém, que não passa despercebido de ninguém: com a intervenção e com o processo ético-disciplinar que eventualmente vier a ser instaurado pela Segunda Câmara da OAB, o acirramento de ânimos e o confronto entre o grupo favorável à intervenção e o que se mantém fiel à administração do presidente Jarbas Vasconcelos tendem a elevar à estratosfera as hostilidades na Seccional paraense.
E ainda deve ser considerada a possibilidade de um pronunciamento do Poder Judiciário sobre esse angu todo. Jarbas já disse que vai ingressar em juízo com um mandado de segurança, para tentar reverter a decisão do Conselho Federal e permanecer no cargo. O secretário-geral, Alberto Campos, ouvido ontem pelo Espaço Aberto, também admitiu que, de sua parte, é concreta essa possibilidade. Mas vai esperar os próximos para decidir se vai ou não à Justiça.

Nenhum comentário: