sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Advogado fala em "bandidos atrás da beca"

Se faltaram substância e argumentos ao renomado advogado Sergio (sem acento mesmo) Bermudes, na defesa oral que proferiu em favor do presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, no dia da sessão do Conselho Federal que decidiu pela intervenção na Seccional do Pará, sobraram eloquência, vigor argumentativo, contudência e objetividade ao advogado Gerson Antonio Fernandes.
"Pelos atos tresloucados aqui observados, que traduzem o afã vil e disfarçado da tentativa de locupletamento, merecem seja dados aos 'bandidos que sobrevivem que sobrevivem embaixo da beca' o mesmo tratamento que exigimos aos 'bandidos que se escondem atrás da toga'", disse Fernandes a certa altura da sessão secreta, inspirando-se na ministra-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, ao criticar o lado podre da magistratura.
Patrono da Subseção de Altamira, Gerson Fernandes sustentou, perante os conselheiros federais, os argumentos expostos pelo presidente da Subseção local, o advogado Otacílio Lino Júnior, e outros conselheiros na representação encaminhada ao Conselho Federal em julho passado, pedindo a intervenção na Seccional do Pará, por ter autorizado a venda de um terreno para o advogado Robério D'Oliveira, fato que deflagrou um ambiente de dissensão interna como jamais visto na história da entidade no Estado do Pará. Um verdadeiro angu.
Advogado militante, radicado em Altamira há 25 anos, Gerson Fernandes presidiu a Subseção local da OAB no período 2007a 2010. Durante a sessão do pleno do Conselho Federal, impressionou pela fluência verbal durante o improviso, em que disse muito mais do que está no texto escrito, sem omitir, evidentemente, nenhum argumento que registrou na defesa escrita.
"Os fatos que aqui narro podem até admitir interpretações diferentes. Mas como fatos são insofismáveis, indiscutíveis, irrefutáveis. Emergem dos autos de uma sindicância laborada minuciosa e exaustivamente. E que redundam em catástrofe para a advocacia paraense. 'Angu'. 'Imbróglio'. 'Jogada'. 'Maracutaia'. 'Marmelada'. 'Circo'. 'Palhaçada'. Expressões que desde 30 de junho são pechas lançadas à Ordem dos Advogados do Brasil no âmbito de nosso Estado. Três diretores voluntariamente afastados. Vinte e três conselheiros voluntariamente afastados. Uma instituição, no Pará, liquefeita, que hoje se apresenta de qualquer dignidade e autoridade para o cumprimento de suas prerrogativas e responsabilidades", diz Fernandes, a certa altura de sua peça escrita.
Se Sergio Bermudes esteve aquém da excelência de sua advocacia, reconhecida e admirada no Brasil e além-fronteiras, o altamirense-paraense por adoção Gerson Fernandes foi, ele sim, o Sergio Bermudes no dia no dia da sessão do Conselho Federal.

Clique aqui para ler, na íntegra, a defesa escrita de Gerson Fernandes.

Um comentário:

Anônimo disse...

E quem disse ou pensou que não temos ou não podemos ter grandes advogados? Taí o exemplo.