sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Matoso: "Não roubei. Não assaltei. So disse uns palavrões."



O radialista Edson Matoso, que também é diretor da Rádio Cultura do Pará, continuava afastado, até ontem à noite, de um programa de esporte que apresenta diariamente, no início da tarde, no SBT em Belém. E nem sabe se vai voltar. Mas não está nem aí: por enquanto, ganha o colo e o calor da solidariedade paraense, depois que brindou com palavrões, em pleno ar, o jogador gaúcho Josiel, do Paysandu.
"Não agüento... vir um filho da p... lá da casa do c... vir ganhar o meu dinheiro, ganhar o dinheiro do povo do Pará e falar mal da gente. Pode me tirar do ar, eu não aguento isso", desabafou Matoso ao vivo e em cores, em pleno ar e vários decibéis acima do tom, no seu programa da última quarta-feira (vejam no vídeo acima), ao tomar conhecimento de que o atacante do Paysandu, em seu perfil no Facebook (Tchê Loko), referiu-se de modo depreciativo ao Pará e aos paraenses. Josiel também acabou confessando que tomara umas e outras depois do jogo de domingo passado, quando o time bicolor perdeu por 1 a 0 para o CRB-AL, em pleno Mangueirão.
"Churras (churrasco) com os amigos, gelada e aquele sertanejão para acabar. Mas que vontade de um bailão [gíria gaúcha para barril] de chopp... Desulivreeeeeeeeeeeeee. Ter que aguentar mais um mês é f...", escreveu Josiel Tchê Loko, que também se referiu a Belém como "fim ou começo do mundo".
Não é a primeira vez que Josiel faz e acontece. Em agosto, ele expôs de forma rasa, rasteira e direta seu senso estético feminino. Ao fazê-lo, atirou a mulher paraense ao rés do chão, se é que não a colocou no chão, para pisoteá-la mais à vontade. "Saudades do meu Rio Grande, de Goiânia... de gente bonita. (Aqui) Só paquita, depois do incêndio", afirmou.

"Não estou arrependido do que fiz"
"Eu não estou nenhum pouco arrependido do que fiz. Muito pelo contrário. Você nem imagina as mensagens de solidariedade que tenho recebido, desde que expressei a minha revolta contra um cara que disse o que disse da minha terra", disse Matoso, ontem à noite, em contato com o Espaço Aberto, por telefone.
"Não tenho por que me arrepender. Eu disse dois palavrões. Eu não roubei dinheiro público. Não assaltei banco. Não estou envolvido em denúncias, como alguns ministros estão. Por que me envergonhar? Por que pedir desculpas? Eu exerci o meu direito de defender a minha terra de conceitos que a menosprezaram", disse Edson Matoso ao poster.
Ele contou que ao usar a expressão "pode me tirar do ar", acrescentada aos palavrões que proferiu no desabafo durante o programa, pretendeu deixar a direção da emissora à vontade para tomar a decisão que melhor lhe conviesse. O radialista garantiu que não sabe como ficará a sua situação no SBT, mas garante que ainda não recebeu qualquer sinalização de que poderá ser demitido. Como também ainda não recebeu indícios de que seu programa será mantido.
"Logo depois que eu pronunciei os palavrões, um diretor me chamou e demonstrou preocupação com o ocorrido. Mas eu disse a ele exatamente isto: que eu não roubei, não assaltei banco. Eu só disse uns palavrões", reforçou Matoso ao Espaço Aberto.
O radialista não acredita nas explicações de Josiel, que alegou não ser seu o perfil usado no Facebook para ofender o Pará e os paraenses. "E por que ele deletou o perfil do Twitter? Um pirata não faria isso. Um pirata não tem medo de nada, não deletaria o perfil do Facebook. Ao contrário, como é uma pessoa anônima, que ninguém sabe quem é, um pirata diria mais coisas ainda contra o Pará e os paraenses, apenas para incendiar os ânimos. Mas não: o perfil foi deletado", argumentou Matoso.
Em seu perfil no Twitter, o radialista vem agradecendo as manifestações de solidariedade que passou a receber desde que foi parar na mídia nacional, depois dos palavrões: "Gente muito obrigado por tanta solidariedade,aos omissos e q calam diante dos preconceitos e que se acocoram como covardes, minhas orações", diz ele numa das tuitadas. "Agradeço às milhares de pessoas que me entenderam. Procuro ser correto, não um robô, sou humano", afirmou o radialista em outro comentário. E emenda, em outra tuitada: "Cinismo virou passou de moda à instituição".

16 comentários:

Anônimo disse...

O Josiel negou que o perfil seja dele. E se,por acaso, ele estiver falando a verdade?

Anônimo disse...

Parabéns matoso, vc como ser humano e apaixonado pela sua terra, não teve como se conter diante desses comentários sobre nossa terra e nossa gente. A torcida paraense não merece que um jogador desse venha a denegrir a imagem de um povo acolhedor e hospitaleiro. Conhecemos tua história e competência. Daquele cidadão não conhevemos sua história, somente a incompetência. Matoso, o povo do Pará está contigo.

Anônimo disse...

Lascou-se seu Espaço. Toda vez que o apresentador se irritar com uma notícia e resolver abrir a caixa de ferramenta os veículos de comunicação vão virar a boca do inferno. Não seria melhor usar sinônimos mais apropriados? É por essas e por outras que todas as vezes que um jornalista está na trama de alguma novela ele sempre tem alguma senão. Na atual novela das 8 da Globo a jornalista é uma periguete de última. Ba novela passada o jornalista/blogueiro era viciado em jogo, homofóbico e machista. Tudo bem que no final ele se redimiu. Para ser um comunicador é necessário um certo equilíbrio. É o que eu penso.
Quica dos Santos

Anônimo disse...

Tá virando moda certos radialistas e apresentadores de TV, principalmente os da 99 fm e RBA. Vez ou outra esses profissionais ( se é que podem ser classificados como tais) soltam um p..., uma m..., mesmo que do outro lado existam crianças, senhoras ouvindo ou assistindo esses lixos. Isso é o reflexo de uma sociedade sem educação e brutalizada. Nos programas de sangue na tv, no horário do almoço, na RBA, tem apresentador ensaiando a defesa do linchamento e até a pena de morte pela propria população.

Anônimo disse...

Acho damagogia criticar o jornalista apenas por isso , logico que deve haver equilibrio mais na Tv eiste controle remoto e quem estiver insatisfeito e só mudar o canal. Achei bonita a rsposta do Matoso a esse cabelo de boneca velha que vem aqui é bem recebido e em troca nos brinda com seu preconceito e grosserias.

Anônimo disse...

Um erro não justifica o outro.
Desse jeito, onde vamos parar?
O Josiel poderia ser criticado de várias formas.
Uma delas seria mostrar que, em vez de se preocupar com noitadas, deveria ver os teipes do jogos em que atua para fazer autocrítica.
Ele chuta fraco e não tem técnica para ser atacante de área com baixa estatura.
Além disso, exigir mulher bonita com aquela pinta...

Anônimo disse...

Lembram da história do diploma para jornalista? Taí a resposta.

Anônimo disse...

Parem com esse showzinho de puritanismo, todo mundo sabe o que é filho da puta= salafrário, bandido, mal feitor, etc;
porra= interjeição de aborrecimento;
casa do cacete= algo distante.

Esclarecido, então vamos em frente e parabéns ao jornalista, que até acho que sempre foi muito tranquilo, se todos tivessem essa coragem muita merda não acontecia por aí. abraço

André Carim disse...

Amigo Matoso:
Receba meu abraço fraterno e minhas felicitações pelo desabafo. Você representou a indignação de cada um de nós que amamos esta terra abençoada e que tão bem recebe os forasteiros. Quanto ao Josiel, que vá enfiar xuxú na rima, quem sabe seja esta a sua preferência.

Anônimo disse...

Exagerado.O matoso é, no mínimo, exagerado. Espero que ele se contenha ao falar nos microfones da TV e Rádio Cultura. Do contrário, é "esculhanbação".

Anônimo disse...

NÃO ACHO MOTIVO PRA UM AFASTAMENTO, O QUE ACONTECE É QUE TEM MUITA GENTE POUSANDO DE EDUCADINHA, MAIS NA VERDADE, MUITA GENTE GOSTA MESMO DE FALA. UM PALAVRÃO, MANDA ALGUEM PRA LONGE. SABER SE ISSO FOSSE ICOMODO ,O BBB ,NÃO TERIA AUDIENCIA. POIS LÁ, O PALAVRÃO E A FALTA DE COMPOSTURA ROLA SOLTA ,O BARRA PESSADA EO METENDO BRONCA SÃO LIDER EM AUDIENCIA POIS NÃO FAZEM DEMAGOGIA E MOSTRAM A REALIDADE NUA E CRUA DO JEITO QUE A MAIORIA GOSTA,....ABRAÇO MATOSO....SUCESSO

Anônimo disse...

Sabe que eu estou quase convencida de que o Matoso e os seus defensores têm razão, afinal de contas, povo ignorante sem educação, estudo e sem possibilidade de se tornar pessoas melhores, têm mais é que ouvir palavrão de político, radialista, enfim, de qualquer um. Vamos logo nivelar todo mundo por baixo mesmo, assim todo mundo se entende e fica no zero x zero.

Anônimo disse...

Não faço crítica negativa ao Matoso. Hoje em dia é tão normal ouvirmos e vermos na tv. coisas muito piores do que ele falou. Incontáveis de vezes pior que isso são os "LIVROS DIDÁTICOS" distribuidos nas escolas públicas pelo próprio govêrno. Ele apenas desabafou sua revolta contra todos aqueles alienígenas que só querem ser beneficiados de TUDO o que nosso Estado dispõe, inclusive hospitalidade. Associe meu comentário à divisão do Pará.

Anônimo disse...

Então agora é assim: um erro justica outro? Como os livros diáticos são uma porcaria, os radialistas podem gritar palavrões à vontade. Isso fica perigoso, vamos voltar a lei de Talião, olho por olho......

Anônimo disse...

Ah quanta frescura...
Todo mundo (inclusive crianças)sabem o que são palavrões.
Estou contigo Matoso e em teu lugar faria o mesmo ou quem sabe pior ¬¬
Além do mais aqui tem muita mulher bonita sim,o problema é que ele feio demais, sem educação e cachaceiro
e as MULHERES lindas de Belém são exigentes.

Sucesso Matoso

Ignore esses comentários "puritanos"
Pois os VERDADEIROS PARAENSES ESTÃO CONTIGO.

Erika Miranda

Márcia Cool disse...

SABE D UMA COISA, SOU PARAENSE, Ñ MORRO DE AMORES PELO PARÁ, MAIS DAII A FALAR MAL?/ ESSA Ñ NÉ
ESTOU COM VC MATOSO.. MANDA ESSA BIBA DE VOLTA PRA TERRA DELA